Total de visualizações de página

Páginas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Lição 5 - O Arrebatamento da Igreja


Objetivo Geral           
Ressaltar que o arrebatamento da Igreja tornará nossa salvação completa.


Texto Áureo
Depois,  nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens[...] (1 Ts 4:17)

Verdade Prática
O arrebatamento da Igreja será a completude da 
nossa salvação (tornará completa), quando 
todos os salvos serão glorificados.

Leitura Bíblica em Classe
1 Tessalonicenses 4:13-18
13 - Não quero, porém, Irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais que não têm esperança.
14 - Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.
15 - Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
16 - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;
17 - depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
18 - Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

                                                                          Leitura Diária


Introdução
O Arrebatamento da Igreja é a esperança certa de todo crente. Conforme vimos nas lições anteriores Jesus prometeu e garantiu que virá buscar a sua Igreja, uma igreja universal, ou seja, uma igreja formada por cristãos fiéis de todas igrejas locais ou denominações. A Leitura Bíblica nos ensina de forma clara e simples como será este acontecimento, é uma esperança para os salvos que estão vivos e para os salvos que já partiram e estão com o Senhor. O Arrebatamento da igreja é o evento profético mais comovente e empolgante da Bíblia, sendo assim porque o assunto "Arrebatamento da Igreja" não é muito ensinado nas igrejas evangélicas nos dias atuais? vamos nos aprofundar no assunto? Bom Estudo! Dê um clique no link em verde e não deixe de ler o artigo: Porque não se prega mais sobre o Arrebatamento?
           
           I - Todos os Salvos serão arrebatados
Arrebatamento da ideia de "rapto" ou "remoção" repentina. No contexto doutrinário a vinda do Senhor ocorrerá em duas fases distintas, a saber:
1 - Arrebatamento da Igreja, será invisível para o mundo (para os infiéis, para os ímpios, inclusive para Israel)
2 - Jesus voltará em Glória, será visível para todos, para os infiéis, ímpios, especialmente para Israel (que não acreditou que Jesus Cristo era o Messias e Salvador). Os Cristãos que foram arrebatados anteriormente acompanhara este evento com Cristo.
Quem são os Salvos que serão arrebatados? Os mortos em Cristo (1 Co 15:51,52) que irão ressuscitar primeiro em corpos glorificados, incorruptíveis, imortal. Os Cristãos Preparados e Fiéis ao Senhor Jesus Cristo, cujos corpos serão transformados (1 Co 15:51-53) revestidos de imortalidade, incorruptível. Vale lembrar aos amados que o Arrebatamento da igreja implica em livrar os crentes vivos do período terrível da grande tribulação. Os salvos irá encontrar com Jesus Cristo nas nuvens.  Este acontecimento ocorrerá antes da grande tribulação.
Vejamos abaixo as características do cristão que será salvo:
1) Aceitou Jesus Cristo como único Salvador pessoal
2) Tem suas vestes lavadas no sangue do Cordeiro
3) Renunciou a vontade da carne, o mundo e as ofertas de Satanás
4) Segue aos ensinamentos deixados por Jesus revelados na Bíblia Sagrada.
Vejamos abaixo o Estágio do Arrebatamento (Por Tim Lahaye)
1) Jesus Cristo descerá do céu com Alarido e com som de trombetas
2) Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro
3) Os Cristãos vivos e fiéis serão arrebatados juntamente com eles nas nuvens
4) Encontraremos com o Senhor Jesus Cristo nas nuvens
5) Estaremos sempre com Jesus Cristo           
   
II - O Arrebatamento e a Ressurreição dos Mortos
Amados, quanto a ressurreição dos mortos, haverá duas ressurreição, a saber:
Primeira Ressurreição: Só para os cristãos fiéis que partiram no Senhor e que serão ressuscitados (1 Ts 4:14) no dia da volta de Jesus na primeira fase, ou seja, no dia do arrebatamento da Igreja. Durante a grande tribulação haverá conversão e reconciliação de crentes que não foram arrebatados, estes farão parte do grupo de "mártires" e estes também farão parte desta primeira ressurreição.
Segunda Ressurreição: Os mortos sem Jesus Cristo, ou seja, os ímpios serão ressuscitados após o milênio (Ap 20:5,6). Tem um espaço enorme de tempo entre a primeira e segunda ressurreição, Este mortos são os ímpios que ressuscitarão para vergonha e desprezo eterno (Dn 12:2), ressurgirão para o julgamento no trono branco. A própria Bíblia enfatiza que a primeira ressurreição é para o bem aventurado, os santos que reinarão com Cristo no milênio, em Apocalipse 20:6 diz "Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele mil anos". Os textos mencionados acima faz a distinção clara entre a ressurreição entre justos e ímpios. Na Lição 11 nos aprofundaremos mais sobre este assunto.


II - Antes do Arrebatamento
Amados, antes do Arrebatamento precisamos ter
Vigilância: Precisamos estar preparados a cada dia, visto que, ao tocar a trombeta anunciando a volta de Jesus Cristo não haverá mais tempo para nada, num abrir e fechar de olhos Jesus buscará a sua Igreja e nossa vida espiritual deve estar preparada para tal.
III - Depois do Arrebatamento
Viveremos Felizes para Sempre: Os arrebatados estarão felizes com Cristo na eternidade, visto que fazem parte de um povo chamado Igreja. Povo vitorioso. Portanto, Antes do arrebatamento estamos sujeitos às intempéries da vida, mas depois do arrebatamento viveremos felizes para sempre com Jesus Cristo. Esta é a esperança de todos os crentes salvos desde a fundação do mundo.

Complemento abordado na Sala de Aula
Amados para um melhor entendimento das duas fases que se dará a volta de Jesus Cristo, segue um quadro auto-explicativo, com as referências bíblicas para uma reflexão maior.

Vejamos no quadro abaixo alguns elementos especiais e misteriosos que indicam a natureza e procedimento do arrebatamento da Igreja na vinda do Senhor:

Vejamos na figura abaixo a linha do tempo referente ao arrebatamento, tem por objetivo resumir graficamente os fatos relevantes na ordem que ocorrerá no futuro, facilitando o entendimento:

abaixo uma outra figura com mais detalhes, que vamos estudar nas próximas lições:



Referências Utilizadas no Estudo
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Revista Lições Bíblicas Adultos - 1 Trimestre 2016 - Editora CPAD, 2016, p.34-40
Revista Lições Bíblicas Adultos - 4 Trimestre 2004 - Editora CPAD, 2004, p.24-30
Revista Lições Bíblicas Adultos - 3 Trimestre 1998 - Editora CPAD, 1998, p.32-36

Um comentário: