Aula Presencial dia 7 de Agosto de 2016
OBJETIVOS GERAL
Mostrar que falar de Cristo aos grupos desafiadores
também faz parte da missão evangelizadora da igreja.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Mostrar que o Evangelho de Jesus Cristo é inclusivo.
2 - Conscientizar de que precisamos evangelizar as prostitutas.
3 - Saber que devemos pregar o evangelho aos
homossexuais.
TEXTO ÁUREO
"[...] e o que vem a mim de maneira nenhuma o
lançarei fora" (Jo 6:37)
VERDADE PRÁTICA
Falar de Cristo às prostitutas, criminosos e
viciados também
faz parte da missão evangelizadora da Igreja.
PONTO CENTRAL
Como Igreja do Senhor, precisamos alcançar
com o
evangelho os grupos desafiadores.
HINOS SUGERIDOS
220, 394, 409 da Harpa
Cristã.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Lc 7.37 Jesus transforma as
prostitutas
Terça - 1 Co 6.10,11 Jesus transforma os
homossexuais que desejam ser
transformados
Quarta - Lc 23.42,43 Jesus transforma os
criminosos
Quinta - 2 Co 5.17 A nova criatura em Cristo
Sexta-feira - Jo 3.3 A importância do novo
nascimento
Sábado - Is 1.18 Em Cristo, todos os pecados
são apagados
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Lucas 7:36-50
36 - E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com
ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa.
37 - E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora,
sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro
com unguento.
38 - E, estando por detrás, aos seus pés, chorando,
começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua
cabeça e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o unguento.
39 - Quando isso viu o fariseu que o tinha
convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e
qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora.
40 - E, respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma
coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre.
41 - Um certo credor tinha dois devedores; um
devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro, cinquenta.
42 - E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes
a ambos. Dize, pois: qual deles o amará mais?
43 - E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim
que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.
44 - E, voltando-se para a mulher, disse a Simão:
Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas
esta regou-me os pés com lágrimas e mos enxugou com os seus cabelos.
45 - Não me deste ósculo, mas esta, desde que
entrou, não tem cessado de me beijar os pés.
46 - Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta
ungiu-me os pés com unguento.
47 - Por isso, te digo que os seus muitos pecados
lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco
ama.
48 - E disse a ela: Os teus pecados te são
perdoados.
49 - E os que estavam à mesa começaram a dizer
entre si: Quem é este, que até perdoa pecados?
50 - E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te
em paz.
IMPORTANTE
Apresento neste Blog a Lição Completa conforme a
Revista Lições Bíblicas do Professor, os meus comentários
estarão neste estudo em textos escritos em letras vermelhas.TENHA UM BOM ESTUDO !
INTRODUÇÃO
A igreja do século 21 tem um grande trabalho pela
frente: evangelizar os grupos desafiadores, dentre os quais destacamos as
prostitutas, os homossexuais, os criminosos e os viciados. Tais pessoas não
podem ser ignoradas em nossas ações evangelísticas.
Diante desse desafio, que exige uma ação
concentrada de toda a igreja, saiamos a ganhar, para Cristo, os que se acham
nos becos, sarjetas, prostíbulos, presídios e cracolândias. Jesus nunca deixou
um marginalizado sem consolo e alívio. Ele disse: "Vinde a mim, todos os
que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei (Mt 11.28).
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O Evangelho de Jesus Cristo é inclusivo. O Salvador
veio para todos. Jesus pregou para as mulheres em uma cultura onde elas não
eram valorizadas. Ele evangelizou senhoras de bem, mas também evangelizou
algumas, como a samaritana, cuja reputação não era boa. Ele acolheu os cegos,
os aleijados, os publicanos e os pobres. Sua atitude de amor foi duramente
criticada pelos líderes religiosos de sua época. Ele foi chamado de amigo de
pecadores: "Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um
homem comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores
[...]" (Mt 11.19). Jesus não aprovou o pecado, mas sempre se mostrou
acessível ao pecador e as suas necessidades. O Salvador não excluiu
ninguém. Seu convite generoso ainda está aberto para todos que se sentem
rejeitados, cansados e oprimidos (Mt 11.28). Sigamos o exemplo do Mestre
alcançando os grupos desafiadores do nosso tempo.
I - JESUS ANUNCIA O EVANGELHO DA INCLUSÃO
A narrativa da pecadora que, além de ungir Jesus,
lavou-lhe os pés com as lágrimas, enxugando-os com os próprios cabelos, mostra
a ação inclusiva do Evangelho de Cristo.
1. A reação do fariseu. o incluído. Vendo a pecadora adorando o Salvador, o
fariseu pôs-se a murmurar contra o caráter e a missão de Jesus (Lc 7.39). Ele
julgava-se bom, justo e repleto de boas obras. Aos próprios olhos, já estava
incluso no Reino de Deus. Por esse motivo, achava-se no direito de excluir
aquela prostituta, condenando-a ao fogo do inferno. Assim agiam os adeptos do
farisaísmo (Lc 18.11).
Será que não estamos agindo de igual maneira frente
aos que necessitam ouvir o Evangelho amoroso e inclusivo de Cristo? Não devemos
excluir os que Deus quer incluir.
2. A reação da mulher. a excluída. Àquela pecadora
não restava outra coisa senão chorar e adorar a Jesus com seu unguento e
lágrimas (Lc 7.38). Ela nada podia alegar em sua defesa, pois todos sabiam quem
era ela e o que fazia. Não podemos desprezar, pois, os que, ao nosso redor,
choram envergonhados de seus pecados.
3. A reação de Jesus. o amor inclusivo. Diante da
insensibilidade do fariseu, o Senhor mostra a fé operosa daquela pecadora (Lc
7.44-46). Em seguida, diante de todos, Jesus inclui a mulher no Reino de Deus:
"Os teus pecados te são perdoados. A tua fé te salvou; vai-te em paz"
(Lc 7.48,50).
CONHEÇA MAIS
*Lucas 7.39
"Nesse texto a mulher é identificada como uma
'pecadora' [hamartolos], significando que era uma prostituta, ou a esposa de um
homem cujo trabalho era considerado desonrado. Como o versículo 47 relata que
Jesus falou dos 'seus' muitos pecados, devemos aparentemente preferir a
primeira possibilidade.
Ao se abaixar e se inclinar sobre os pés de Jesus,
a mulher de repente se tornou o foco da atenção de todos. A maneira de cada um
interpretar seu ato, e as conclusões a que chegaram, nos ensina mais sobre cada
pessoa do que sobre esta mulher." Para conhecer mais, leia Comentário
Histórico-Cultural do Novo Testamento, CPAD, p. 159
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO
"Embora Jesus seja amigo dos desterrados e pecadores,
seu ministério às pessoas menosprezadas não exclui interesse nos membros
respeitáveis da sociedade. Eles também precisam do Evangelho. Jesus quer
compartilhá-lo com pessoas de todas as convicções.
O relato do jantar de Jesus na casa de Simão, o Fariseu,
ilustra seu ensino sobre o pecado e a salvação. Uma mulher entra na casa de
Simeão sem ser convidada. Lucas a chama de bamartolos, melhor entendido aqui
por 'prostituta'. Ela sabe que Jesus está lá; a refeição de que Ele está
participando não é particular. Como era comum naqueles dias, outros tinham
acesso a uma refeição em honra de um mestre distinto, ainda que esta mulher
nunca fosse bem-vinda na casa de um fariseu.
Obviamente esta mulher tem pouca ou nenhuma
preocupação com a opinião pública. Ela esqueceu que uma mulher decente não
solta os cabelos em público. Parece justo dizer que ela já conhece Jesus como
seu Salvador. Ela pode ter estado entre as pessoas que ouviram os ensinos de
Jesus e foram convencidas dos seus caminhos maus. Ela se arrependeu, e Ele
mudou a vida dela e a pôs no caminho do autorrespeito. Como pecadora perdoada
ela conhece o real significado da tristeza pelo pecado" (Comentário
Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 4.ed. Vol. 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2009,
p. 361).
Na evangelização das prostitutas, há duas perguntas
a responder. Por que e como evangelizá-las?
1. Por que evangelizar as prostitutas. A resposta a esta pergunta
é mais do que óbvia. Devemos evangelizá-las porque Jesus morreu por elas também
(Jo 3.14-16). Logo, como já deixamos claro no tópico anterior, estejamos aptos
a falar-lhes de Cristo. Várias são as mulheres que, libertas de pecados
sexuais, tornaram-se heroínas da fé, como Raabe e a mulher pecadora na casa de
Simão (Hb 11.31; Lc 7).
2. Como evangelizar as prostitutas. Embora nada impeça que um
homem crente evangelize uma prostituta, recomenda-se, sempre que possível, que
esse trabalho seja acompanhado por uma equipe feminina. Seja como for, que
essas mulheres ouçam o Evangelho de Cristo. Todavia, acautelemo-nos daquelas
que, embora aprendam sempre, jamais chegam ao conhecimento da verdade, em consequência
de seu amor à vida pecaminosa (2 Tm 3.7).
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"Nos tempos bíblicos, o meretrício era
praticado com finalidades mercenárias e religiosas. Esse fato deve ser
observado no uso das várias palavras hebraicas que se referem a uma meretriz. A
palavra hebraica zona normalmente se refere a uma mulher que se ocupa dessa
prática com finalidades monetárias. A prostituta religiosa era normalmente
chamada de g desha, palavra que designava uma mulher pertencente a
uma classe especial de indivíduos religiosamente consagrados. Tanto na
época do Antigo Testamento como do Novo Testamento, era muito comum que os
sistemas religiosos pagãos empregassem regularmente prostitutas em seus rituais
religiosos nos santuários de seus ídolos, e as religiões não faziam exceção a
esse costume. Era um sistema que endeusava os órgãos e as forças reprodutoras
na suposição de que a reprodução e a fertilidade da natureza eram controladas
pelas relações sexuais entre deuses e deusas. Nesses santuários, os
adoradores dessas seitas participavam de relações sexuais com
prostitutas religiosas (do sexo masculino e feminino) do santuário acreditando
que elas iriam induzir os deuses e as deusas a fazer o mesmo
trazendo, dessa forma, fertilidade e produtividade, aos campos e aos rebanhos.
A Bíblia defende consistentemente a pureza moral e
mantém uma posição firme contra a prostituição de qualquer tipo. Várias
proibições podem ser encontradas na lei mosaica (Lv 19.29; 21.7,14; Dt
22.2)" (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p.
1254).
III- O EVANGELHO AOS HOMOSSEXUAIS
Ao contrário do que alguns supõem, Cristo também
liberta e salva os homossexuais. Este grupo precisa ser incluído em nossas
ações evangelísticas.
1. Homossexuais em Corinto. Entre os crentes de
Corinto, havia também ex-homossexuais que, ao se arrependerem de seus pecados,
deixaram as velhas práticas. E, agora, achavam-se entre os santos daquela
igreja (1 Co 6.10,11). Sua conversão não era propaganda enganosa, mas real e
constatável. Basta esse único caso para comprovar o poder do Evangelho.
2. Como evangelizar os homossexuais. Os homossexuais, tanto homens quanto mulheres,
devem ser abordados direta, mas respeitosa e amorosamente. Devemos vê-los como
as demais pessoas carentes da graça de Deus. Se crerem no Evangelho e
arrependerem-se de seus pecados, certamente serão salvos.
Já convertido, o ex-homossexual será devidamente
discipulado e integrado à igreja. E, bem orientado, começará uma vida nova que,
em todas as coisas, glorificará o nome de Deus.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Professor, aproveite a temática do tópico para
enfatizar que o crente não deve jamais atacar os homossexuais. Não podemos
julgar ou discriminar as pessoas. Nosso objetivo deve ser anunciar aos
homossexuais o grande e puro amor de Deus, manifestado no sacrifício vicário de
Jesus Cristo. Temos que aprender a amar o pecador e a odiar o pecado. Que
jamais venhamos nos esquecer, como Igreja do Senhor, que Jesus morreu por toda
a humanidade. O Salvador não morreu somente pelos
heterossexuais.
Mostre que "o ato sexual com alguém do mesmo
sexo é 'abominação' ao Senhor. Isto é, tal ato é, sobretudo, detestável e
repulsivo a Deus (Lv 18.22).
Em Romanos 1.27, o apóstolo Paulo, certamente,
considerou a abominação homossexual do homem e da mulher como a evidência máxima
da degeneração humana, resultante da imoralidade e do abandono da pessoa por
Deus. Qualquer nação que justifica o homossexualismo ou o lesbianismo, como
modo aceitável de vida, está nas etapas finais da corrupção moral" (Bíblia
de Estudo Pentecostal. 1ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, pp. 213,1697).
IV - O EVANGELHO AOS CRIMINOSOS
Nossas prisões acham-se abarrotadas de homens e
mulheres que precisam ouvir a verdade libertadora do Evangelho (Jo 8.32).
1. A capelania de Paulo e Silas. Os primeiros capelães
carcerários da Igreja de Cristo foram Paulo e Silas. Presos como criminosos
comuns, realizaram um trabalho incomum na penitenciária de Filipos. Ali,
através de seu testemunho e proclamação, ganharam o carcereiro e sua família
para Jesus, além de evangelizar os outros presos (At 16.19-34).
2. A capelania da igreja atual. Num país como o Brasil, há
um vasto campo no âmbito da capelania carcerária. A Igreja deve se esforçar
para evangelizar os presídios e os menores que estão sofrendo medidas
socioeducativas. Além disso, não deve se ausentar das áreas de risco, levando o
Evangelho de Cristo às pessoas que traficam drogas e dependentes químicos.
SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ
"Servir ao Senhor não é apenas um dever
cristão, é também um privilégio. Deus podia usar outros meios para levar a
mensagem de salvação ao pecador. Ele assim faz quando lhe apraz, mas isto não é
regral geral; é exceção. Seu método é usar homens para falar a homens. O trabalho
de ganhar almas para Deus é um privilégio que Ele nos concede para obtermos
galardão no dia de Cristo (Fp 2.16).
Há, neste sentido, uma solene declaração da Bíblia
em Provérbios 11.30. A salvação é dádiva de Deus, mas galardão é recompensa que
o crente obtém sua atividade na obra do Senhor" (GILBERTO, Antônio. A
Prática do Evangelismo Pessoal. 1ed. Rio de Janeiro: CPAD, p. 23).
V - O EVANGELHO AOS VICIADOS
Dizem que o número de viciados em crack, no Brasil,
pode chegar à casa do milhão. Se isso for verdade, estamos diante de uma
tragédia social.
1. Viciados libertos. Na igreja em Corinto, havia
também muitos irmãos libertos do álcool que, à semelhança de outras drogas,
vinha minando as bases do Império Romano. Entretanto, os que dantes eram
escravos do vício levavam, agora, uma vida produtiva e digna (1 Co 6.10,11). O
mesmo aplica-se aos que, hoje, vivem aprisionados à cocaína, ao crack, ao
haxixe e outras substâncias nocivas.
2. Como evangelizar os viciados. Não é fácil expor o
Evangelho aos que vivem nas cracolândias. Muitos deles já não têm qualquer
discernimento; comportam-se como mortos-vivos. Para alcançá-los, exige-se uma
equipe evangelística especializada e assistida por profissionais competentes.
As medidas de segurança não podem ser desprezadas.
SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ
Há sempre uma porta aberta para se falar da
salvação. No caso da samaritana, o assunto do momento era água e sede, e logo
Jesus falou da água da vida que sacia a sede da alma. Vemos um caso idêntico em
Atos, capítulo 8. Aí o assunto era leitura e logo o servo de Deus iniciou a
conversa com uma pergunta também sobre leitura. Em João, capítulo 2, quando
Jesus conversava com Nicodemos, talvez soprasse uma brisa, e logo Ele usou o
vento como figura" (GILBERTO, Antônio. A Prática do Evangelismo Pessoal. 1ed.
Rio de Janeiro: CPAD, p. 33).
CONCLUSÃO
Há outros grupos desafiadores que não foram
mencionados, mas que estão a requerer igual assistência. Busque conhecer as
reais carências de sua cidade. O momento atual exige uma ação prioritária e
urgente da Igreja de Cristo. Nenhum segmento social pode ficar de fora de nossa
ação evangelística.
PARA REFLETIR
1 - Por que o Evangelho de Cristo é inclusivo?
Porque Jesus ama a todos.
Seu sacrifício na cruz foi para todos.
2 - Quais são os principais grupos desafiadores?
As prostitutas, homossexuais, viciados.
3 - O que mostra a igreja coríntia?
Mostra que entre os crentes de Corinto, talvez,
houvesse também ex-homossexuais que, ao se arrependerem de seus pecados,
deixaram as velhas práticas. E, agora, achavam-se entre os santos daquela
igreja (1 Co 6.10,11).
4 - O que ensina a igreja coríntia?
Que os homossexuais podem ser evangelizados e
salvos por Jesus Cristo.
5 - Como se pregar aos grupos desafiadores?
Esses grupos devem ser abordados direta, mas
respeitosa e amorosamente. Devemos vê-los como pessoas carentes da graça de
Deus.
Referências Utilizadas no Estudo
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Revista Lições Bíblicas Adultos - 3 Trimestre 2016 - Editora CPAD, 2016, p.xx-xx
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Revista Lições Bíblicas Adultos - 3 Trimestre 2016 - Editora CPAD, 2016, p.xx-xx
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