Aula Presencial dia 14 de Maio de 2017
Estimados professores, acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal
traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se a todo o conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Divulgue e Compartilhe.
Aula Presencial dia 14 de Maio de 2017
Estimados professores, acredito que já tenha percebido que nosso slide semanal
traz uma abordagem completa de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino, tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se a todo o conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado. Faça bom uso ! Divulgue e Compartilhe.
TEXTO ÁUREO
"[...] porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde
quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o
meu povo, o teu Deus é o meu Deus." (Rt 1:16)
VERDADE PRÁTICA
Deus usou Rute, quebrando todos os paradigmas raciais,
para torná-la parte da linhagem do Messias.
PONTO CENTRAL
Rute tinha um Caráter bondoso e íntegro.
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
96 - Deixa Penetra a Luz
467 - Sobre as ondas do mar
515 - Se Cristo comigo vai
Rute 1:11,14-18
11 - Porém Noemi disse:Tornai, minhas filhas, por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos fossem por maridos?
14 - Então, levantaram a sua voz e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra; porém Rute se apegou a ela.
15 - Pelo que disse: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após a tua cunhada.
16 - Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.
17 - Onde quer que que morreres, morrerei eu e ali serei sepultada; me faça assim o SENHOR e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
18 - Vendo ela, pois, que de todo estava resolvida para ir com ela, deixou de lhe falar nisso.
Segunda-Feira – Neemias 13:2
Deus transformou a maldição em benção
13 : 2porque não tinham saído ao encontro dos filhos de Israel com pão e água, mas tinham assalariado contra eles a Balaão para os amaldiçoar. Contudo, o nosso Deus converteu a maldição em bênção.
Terça-Feira – Salmos 115:3
Deus faz tudo o que lhe apraz
115 : 3 O nosso Deus está nos céus; ele faz tudo o que lhe agrada.
Quarta-Feira – João 3:16
Jesus veio para morrer por todos os homens que nEle creem
3 : 16Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Quinta-Feira – Salmos 24:1
O mundo e seus habitantes pertencem a Deus
24 : 1 Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e todos os que nele habitam;
Sexta-Feira – Colossenses 3:10,11
Em Cristo, nenhum povo é excluído do seu amor
3 : 10e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.
3 : 11Aqui não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre, mas Cristo é tudo em todos.
Sábado – Efésios 2:19
Em Cristo, todos somos da família de Deus
2 : 19Assim já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus,
INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos o caráter de uma jovem
estrangeira, que se tornou uma das mulheres mais admiráveis da Bíblia. Trata-se
de Rute, uma moça moabita, que se casou com um jovem hebreu, contrariando os
costumes e os preceitos legais de seu povo. A narrativa do livro que tem o seu
nome mostra que Deus é soberano, onipotente, e, ao mesmo tempo, misericordioso
e amoroso. O livro de Rute é considerado umas das mais belas peças da
literatura universal.
Estimado professor, estudaremos esta lição de Rute com foco no seu caráter, todavia, podemos incrementar alguns pontos específicos deste maravilhoso livro na nossa aula,
Abaixo o quadro com análise do livro histórico de Rute
Autor
Desconhecido, possivelmente
Samuel.
Data
A história de Rute ocorreu “Nos
tempos em que os juízes julgavam” (Rt 1:1).
* veja quadro cronológico na seção de material de apoio
Josefo, historiador judeu, aponta que a história de Rute ocorreu entre o ano 1144 a.C – 1104 a.C no tempo do sacerdócio de Eli
Tema
Como a vida de uma jovem moabita
foi enriquecida
Propósito Principal
Como uma mulher gentia se
converteu em um dos antepassados do Messias (Jesus Cristo).
Os dois livros com nomes de mulheres na Bíblia
Pois bem, observe que na nossa Bíblia Sagrada (sem levar em conta os livros apócrifos) temos dois livros com nomes de mulheres: Rute e Ester, somado a importância das mulheres de bom caráter na obra de Deus (Débora, Abigail, Miriã, Hulda, Ester, Maria mãe de Jesus, Maria irmã de Lázaro... e a lista continua com Priscila ajudando Paulo na obra missionária, Mãe e Avó de Timóteo, e assim vai ...) podemos dizer sem sombras de duvidas que a Bíblia não é preconceituosa em relação as mulheres, pelo contrário, há muitos textos bíblicos que conseguem mostrar a importância das mulheres de bom caráter nos propósitos de Deus e quão grandemente foram usadas por Deus. Nas outras 4 lições adiante vamos aprender com o caráter de Abigail, Hulda, Maria (irmã de Lázaro) e Maria (mãe de Jesus) que foram importantes para o cumprimento dos propósitos de Deus.
O que se vê em alguns textos bíblicos é a cultura dos israelitas em relação ao modo de tratamento de suas mulheres, colocando-a em um status inferior em sua cultura, valendo salientar neste ponto, que esta não era e não é a vontade original de Deus:
Existem duas narrativas da criação da mulher na Tora Escrita. Na primeira (Gn 1:27), a mulher foi criada juntamente com o homem, os dois criados a imagem de Deus. A eles dois juntos, o homem e a mulher, foram dados o domínio dos animais e a tarefa da procriação. Na segunda narrativa (Gn 2:21-25), é relatado que a mulher foi criada ao lado do homem para ser sua parceira. Ao homem é dito que deveria deixar pai e mãe e unir-se a sua esposa. Desse modo o pensamento judaico dos tempos bíblicos reconhecia que a condição inferior da mulher, naquela época, não era a vontade original de Deus.
Segundo o texto bíblico o sacerdócio e a monarquia eram tarefas masculinas. A tarefa principal da mulher consistia em cuidar da casa e dos filhos. Por outro lado, o texto bíblico descreve mulheres desempenhando papeis proeminentes como os das matriarcas, de Miriã a profetisa, de Débora a juíza, de Hulda também profetisa, Rute e Ester a rainha. [1]
I - RUTE, UM RESUMO DE SUA ORIGEM
1. Uma estrangeira. O nome Rute
significa "amizade". Ela era moabita. Um fato histórico tornou os
moabitas adversários de Israel. Eles não permitiram ao povo de Deus passar pelo
seu território quando deslocava-se em direção a Canaã, e precisava passar pelo
território de Moabe, sob a liderança de Moisés (Nm 20.19). Eles foram hostis.
Por isso, Deus determinou que nem moabitas nem amonitas poderiam fazer parte da
"congregação do Senhor", ou do povo de Israel, "nem ainda a sua
décima geração" (Dt 23.3-6; Ne 13.2). Essa é a origem étnica de Rute. Se
houvessem sido observados os preceitos da Lei, ela jamais poderia fazer parte
da linhagem do povo de Israel.
Deus Usa quem Ele quer para cumprir seus propósitos
Interessante, Deus determinou que os moabitas e amonitas não poderiam fazer parte da "congregação do Senhor", ou do povo de Israel, mas ele é Deus é usa quem quiser para cumprir os seus propósitos e não precisa dar satisfação para ninguém. Usou uma jumenta para falar com o profeta Balaão, usou o rei ímpio Nabucodonosor para reprimir e reeducar seu povo, usou o rei ímpio da pérsia chamado Ciro como instrumento para proclamar a libertação do povo judeu depois de 70 anos de cativeiro nas mãos do povo babilônico, autorizando que o povo judeu voltasse para Jerusalém ... e assim vai ... Nosso Deus é Deus, usa quem Ele quiser ...
Paulo disse: "Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. Deus escolheu as coisas vis desde mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;" (1 Co 1:27-28).
Origem dos Moabitas e Amonitas
Ao observarmos a genealogia abaixo, deparamos com o mau exemplo de Ló e de suas filhas. Conforme relatado em Gn 19:31-38, através de um caso de incesto, Ló embriagado teve um filho com sua filha mais velha que recebeu o nome de Moabe e também teve um filho com sua filha mais nova que recebeu o nome de Ben-Ami; E eis aqui o origem dos Moabitas e Amonitas, ambos mais tarde se tornaram grandes inimigos do povo de Israel, daí a motivo de Deus ter determinado que eles não fariam parte do povo de Israel.
Portanto, os moabitas e amonitas eram parentes de sangue do povo de Israel. A língua e os costumes do povo moabita e amonita também indica este parentesco, no entanto, foram os maiores adversários, perseguidores do povo de Israel.
Os moabitas e amonitas não deixaram o povo de Israel passar em suas terra, em direção a Canaã. Misericórdia! Que ódio era esse!
O preço que Ló pagou por alguns anos de Sodoma foi a perda de toda a família. Os vis e idólatras moabitas e amonitas foram sua única posteridade, ou seja, houve consequências terríveis dessa má escolha e desse pecado. Ao estudar a trajetória do povo de Israel nota-se que esses descendentes de Ló foram os piores inimigos de Israel. Mesmo que a lei do incesto tenha sido dada por Deus, muito tempo depois de Ló (Levíticos 18), ou seja, nos dias de Moisés, o Senhor não foi a favor do que as filhas dele fizeram. O fato de Deus permitir não significa que Ele concorde, mas sim que Ele respeita a escolha do ser humano, sendo que as escolhas podem trazer consequências tanto positivas como negativas. (Biblia.com.br)
Comportamentos familiares
Enfatize para seus alunos que a Bíblia Sagrada apresenta pessoas religiosas e espirituais que deram bons e maus exemplos de vida para qualquer sociedade. A Bíblia é totalmente inspirada por Deus (2 Tm 3:16), ela menciona os erros e os acertos das pessoas, destaca aquele que tem mau e bom caráter sem encobrir quaisquer erros na sua trajetória de vida, tudo isso para nos ensinar o que agrada a Deus e o que não agrada, bem como, suas consequências finais.Nas lições passadas já aprendemos a buscar o bom caráter de Abel e não sermos como Caim, já aprendemos que Deus pode transformar uma pessoa de mau caráter em uma pessoa de bom caráter ( Não transformou Jacó? ) e assim vai ...
Diga ao seu aluno para orar antes de ler a Bíblia, pedindo a Deus a sua verdadeira revelação, sua sabedoria. Agindo desta forma, aquele que estiver lendo a Bíblia, vai perceber que muitos comportamentos de certos personagens bíblicos devem ser descartados e não imitados. Davi, foi um homens segundo o coração de Deus (I Sm 13:14), podemos tomar como exemplo muitas coisas do rei Davi, todavia, Davi praticou pecados terríveis ao qual devemos descartar, o interessante é que Deus mostrou as consequências do pecado de Davi na Bíblia, e assim o faz com outros personagens.
2. Como Rute vinculou-se a uma família israelita. Uma família
judaica teve que sair de Belém para escapar da seca que assolava a região. Eram
eles: Elimeleque, Noemi (ou Naomi, que significa "agradavel"), sua
esposa, e os dois filhos, Malom e Quiliom. Emigraram para a terra de Moabe,
onde havia alimento. Contrariando os costumes da família, os dois filhos
casaram com jovens moabitas. Malom casou-se com Rute; Quiliom casou-se com
Orfa. Não se sabe quanto tempo viveram com suas esposas. Os três
homens faleceram deixando três mulheres sem amparo (Rt 1.1-5). Uma seca e três
óbitos mudaram a história dessas pessoas.
Servindo a Deus nas adversidades da Vida
Ao fazer a leitura do livro de Rute, é perceptível que Elimeleque e Noemi era um casal que servia ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó, todavia, o juízo de Deus caiu sobre o povo de Israel que estavam desobedecendo a Deus, isso incluiu a família de Elimeleque.
Não é porque somos cristãos que os problemas deste mundo não podem nos atingir. Podemos estar na obediência ao nosso Deus e no entanto podemos ser atingidos pela crise econômica do nosso país. Não é porque somos cristãos que estamos imune a todo tipo de enfermidade e problemas que assola a humanidade, a teologia da prosperidade é um ensino que vem em contra-mão a esta questão.
3. Em direção à terra de Judá. Dez anos
depois, Deus concedeu a bênção da fartura de pão em Israel (Rt 1.6). E a viúva
de Elimeleque convidou suas duas noras, também viúvas, para irem a Belém, onde
havia pão (Rt 1.7). Belém (hb. Beth-Lehem, significa "Casa do
Pão").
II - O CUIDADO DE NOEMI E O CARÁTER DE RUTE
1. Um amor sincero e profundo. Noemi
sugeriu que as duas noras voltassem às suas origens. Mostrou-lhes o quanto
seria difícil estar com ela, e insistiu para que voltassem às suas famílias.
"Então, levantaram a sua voz e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua
sogra; porém Rute se apegou a ela" (Rt 1.14).
2. O caráter amoroso de Rute. Orfa,
viúva de Quiliom, "beijou a sua sogra", despediu-se, e foi embora
para sua família, e "aos seus deuses" (Rt 1.15). Mas Rute demonstrou
outra atitude. Preferiu acompanhar sua amada sogra.
Rute se converteu e não mais podia ser tratada como moabita (Dt 23:3). Prova disso, presenciamos nesta descrição de Rute a Noemi, sua sogra: "Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixes e me afaste de ti. Porque aonde quer que tu fores, ireis eu; e onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus." (Rt 1:16). A finalidade do livro de Rute é mostrar como uma moabita se transformou em um dos ancestrais de Cristo. Para isso, ela teve que aceitar a terra, o povo, os costumes e o principal: o Deus Eterno. Rute teve disposição em deixar para trás tudo que parecia importante em sua vida para dedicar-se a Deus e passar a fazer parte do Seu povo.
(Pr.Clementino de Oliveira Barbosa - Revista Betel - 2T 2017 - Ano 27 - nro.103 - pág.67)
a) Um caráter amoroso e confiante. "Disse,
porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde
quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu
[...]" (Rt 1.16a). Como verdadeira serva de Deus, Rute demonstrou ter um
caráter agradecido e generoso. Ela tomou a decisão consciente de estar ao lado
de Noemi, em qualquer lugar e em qualquer circunstância. Ela amava de verdade.
b) Um caráter fortalecido na fé em Deus. Com toda a
certeza, Rute se converteu ao Senhor. Em sua declaração de amor a Noemi, ela
disse com toda a convicção: "[...] o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o
meu Deus" (Rt 1.16b). Essa decisão mostra a sua fé em Deus (Hb 11.1). Rute
não imaginava o que poderia lhe acontecer, mas ficou ao lado de Noemi, como
vendo o invisível, sob a mão de Deus.
c) Um caráter decidido e firme. Rute
afirmou diante da sua sogra, amiga e irmã de fé sua decisão consciente:
"Onde quer que morreres, morrerei eu e ali serei sepultada; me faça assim
o Senhor e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
Vendo ela, pois, que de todo estava resolvida para ir com ela, deixou de lhe
falar nisso" (Rt 1.17,18). Uma lição de grande valor para os dias atuais,
quando muitos que se dizem cristãos, desistem de seguir a Cristo por causa dos
desafios, das lutas e provações.
Rute foi franca, íntegra e amiga de Noemi e ainda foi fiel à sua sogra. Ser fiel é uma virtude. Mesmo sendo de Moabe, ela foi fiel ao Senhor e obteve filiação plena em Israel. Se formos fiéis a Deus, Ele nos abençoa de tal modo, que ultrapassa o nosso juízo e pensamento.
A lealdade de Rute para com Noemi é bela, mas ela é fiel acima de tudo para com o Deus de Noemi. Isso fez toda a diferença.
(Pr.Clementino de Oliveira Barbosa - Revista Betel - 2T 2017 - Ano 27 - nro.103 - pág.67-68)
III - COMO RUTE ENTROU NA GENEALOGIA DE JESUS
1. Rute chega a Belém. Ao chegar a
Belém, Rute viu a admiração do povo pela condição em que sua sogra retornou à
sua terra. Diz o texto: "[...] e sucedeu que, entrando elas em Belém, toda
a cidade se comoveu por causa delas, e diziam: Não é esta Noemi? Porém ela lhes
dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado
o Todo-Poderoso. Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar; por que,
pois, me chamareis Noemi? Pois o Senhor testifica contra mim, e o Todo-Poderoso
me tem afligido tanto" (Rt 1.19-21). Noemi quer dizer
"agradável", enquanto Mara significa "amargurada". Este era
o sentimento que enchia o coração de Noemi. Elas chegaram a Belém "no
princípio da sega das cevadas" (Rt 1.22).
2. Rute atrai a atenção de Boaz. Rute era
uma mulher trabalhadora. Não comia "o pão da preguiça" (Pv 31.27). Ao
chegar a Belém, não esperou que Noemi sugerisse algum trabalho para sua
manutenção. Ela tomou a iniciativa de procurar um serviço (Rt 2.2). Por direção
de Deus, Rute foi rebuscar espigas no campo de Boaz, "que era da geração
de Elimeleque" (Rt 2.3). Ao vê-la, Boaz perguntou ao chefe dos segadores
quem era ela (Rt 2.5). O homem respondeu que era Rute, a moça moabita que
voltou com Noemi (Rt 2.6). Encantado com a beleza da moça e admirado por sua
história, Boaz falou benignamente a Rute; e disse que tomara conhecimento de
seu gesto amoroso para com Noemi (Rt 2.8-13). Foi amor à primeira vista.
3. Rute casa com Boaz. Boaz
procedeu de acordo com a lei, e diante das testemunhas e dos anciãos, casou-se
com Rute. E declarou: "[...] também tomo por mulher a Rute, a moabita, que
foi mulher de Malom, para suscitar o nome do falecido sobre a sua herdade, para
que o nome do falecido não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do
seu lugar: disto sois hoje testemunhas" (Rt 4.10). O povo que compareceu à
cerimônia ficou feliz com o casamento (Rt 4.11,12). Assim, ela entrou na
genealogia de Jesus (Mt 1.5).
Um senhor, de nome Boaz, por ser parente do marido de Rute, atuou de acordo com a sua obrigação, conforme narrado na Lei de Moisés, para resgatar um parente da sua situação de pobreza (Lv 25:47,49). Este cenário é repetido por Jesus Cristo. Ele nos redimiu de toda a iniquidade e nos alcançou, dando a Si mesmo por nós. Em outras palavras, Ele nos resgatou das trevas para Sua maravilhosa luz (1Pe 2:9).
A união entre Rute e Boaz não estava em desacordo com a Lei de Deus (Dt 25:5,10). O propósito desta ordenança era perpetuar a linha familiar do falecido. Se não havia um irmão vivo na família, o compromisso de a família continuar era com o parente do sexo masculino mais próximo do finado (Lv 25:25). No caso em questão, havia um parente mais próximo do que Boaz (Rt 4:6). Havia ainda a responsabilidade de resgatar qualquer propriedade que pertence ao que morrera e que tivesse sido vendida ou confiscada (Lv 25:25). Como o parente mais próximo não quis assumir tal responsabilidade (Rt 4:6), ele abriu mão desse direito e dessa responsabilidade de resgatar Noemi e casar-se com Rute, passando tais obrigações a Boaz.
(Pr.Clementino de Oliveira Barbosa - Revista Betel - 2T 2017 - Ano 27 - nro.103 - pág.68).
CONCLUSÃO
A história de Rute demonstra de forma clara como
Deus criou o homem, na perspectiva de um plano de salvação para todas as
pessoas, em todos os lugares, independente de sua nacionalidade, de sua cor ou
condição social. Pela lógica humana, jamais uma mulher moabita faria parte da
linhagem santa, da qual nasceu o Messias de Israel, o Salvador do mundo. O amor
de Deus está além de toda a compreensão humana.
PARA REFLETIR
A respeito de Rute, uma mulher digna de confiança,
responda:
Que significa o nome Rute?
O nome Rute significa "amizade".
Por que os moabitas não podiam entrar na
congregação de Israel?
Por não terem permitido o povo de Israel passar por
suas terras, em direção a Canaã.
Qual a diferença entre a decisão de Rute e a de
Orfa quanto a Noemi?
Orfa chorou, beijou a sogra, e voltou aos seus
deuses; Rute chorou, mas preferiu ficar ao lado de Noemi.
Como Rute mostrou que se converteu a Deus?
Quando disse a Noemi: "[...] o teu povo é o
meu povo, o teu Deus é o meu Deus".
Que significado tem a inclusão de Rute, a moabita,
na genealogia de Jesus?
Demonstra que Deus não é Deus apenas de Israel, mas
é "Senhor do céu e da terra".
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
[1] http://www.coisasjudaicas.com/2014/09/a-mulher-na-tradicao-judaica.html
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, O Caráter do Cristão - Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro, Comentarista Elinaldo Renovato, 2 Trimestre 2017.
TEXTO ÁUREO
"[...] porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde
quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o
meu povo, o teu Deus é o meu Deus." (Rt 1:16)
quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o
meu povo, o teu Deus é o meu Deus."
VERDADE PRÁTICA
Deus usou Rute, quebrando todos os paradigmas raciais,
para torná-la parte da linhagem do Messias.
para torná-la parte da linhagem do Messias.
PONTO CENTRAL
Rute tinha um Caráter bondoso e íntegro.
Rute tinha um Caráter bondoso e íntegro.
HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ
96 - Deixa Penetra a Luz
467 - Sobre as ondas do mar
515 - Se Cristo comigo vai
Rute 1:11,14-18
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11 - Porém Noemi disse:Tornai, minhas filhas, por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos fossem por maridos?
14 - Então, levantaram a sua voz e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra; porém Rute se apegou a ela.
15 - Pelo que disse: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após a tua cunhada. 16 - Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. 17 - Onde quer que que morreres, morrerei eu e ali serei sepultada; me faça assim o SENHOR e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. 18 - Vendo ela, pois, que de todo estava resolvida para ir com ela, deixou de lhe falar nisso. |
Segunda-Feira – Neemias 13:2
Deus transformou a maldição em benção
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13 : 2porque não tinham saído ao encontro dos filhos de Israel com pão e água, mas tinham assalariado contra eles a Balaão para os amaldiçoar. Contudo, o nosso Deus converteu a maldição em bênção.
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Terça-Feira – Salmos 115:3
Deus faz tudo o que lhe apraz
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115 : 3 O nosso Deus está nos céus; ele faz tudo o que lhe agrada.
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Quarta-Feira – João 3:16
Jesus veio para morrer por todos os homens que nEle creem
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3 : 16Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
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Quinta-Feira – Salmos 24:1
O mundo e seus habitantes pertencem a Deus
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24 : 1 Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e todos os que nele habitam;
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Sexta-Feira – Colossenses 3:10,11
Em Cristo, nenhum povo é excluído do seu amor
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3 : 10e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.
3 : 11Aqui não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre, mas Cristo é tudo em todos. |
Sábado – Efésios 2:19
Em Cristo, todos somos da família de Deus
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2 : 19Assim já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus,
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INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos o caráter de uma jovem
estrangeira, que se tornou uma das mulheres mais admiráveis da Bíblia. Trata-se
de Rute, uma moça moabita, que se casou com um jovem hebreu, contrariando os
costumes e os preceitos legais de seu povo. A narrativa do livro que tem o seu
nome mostra que Deus é soberano, onipotente, e, ao mesmo tempo, misericordioso
e amoroso. O livro de Rute é considerado umas das mais belas peças da
literatura universal.
Estimado professor, estudaremos esta lição de Rute com foco no seu caráter, todavia, podemos incrementar alguns pontos específicos deste maravilhoso livro na nossa aula,
Abaixo o quadro com análise do livro histórico de Rute
Autor
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Desconhecido, possivelmente
Samuel.
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Data
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A história de Rute ocorreu “Nos
tempos em que os juízes julgavam” (Rt 1:1).
* veja quadro cronológico na seção de material de apoio
Josefo, historiador judeu, aponta que a história de Rute ocorreu entre o ano 1144 a.C – 1104 a.C no tempo do sacerdócio de Eli
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Tema
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Como a vida de uma jovem moabita
foi enriquecida
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Propósito Principal
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Como uma mulher gentia se
converteu em um dos antepassados do Messias (Jesus Cristo).
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Os dois livros com nomes de mulheres na Bíblia
Pois bem, observe que na nossa Bíblia Sagrada (sem levar em conta os livros apócrifos) temos dois livros com nomes de mulheres: Rute e Ester, somado a importância das mulheres de bom caráter na obra de Deus (Débora, Abigail, Miriã, Hulda, Ester, Maria mãe de Jesus, Maria irmã de Lázaro... e a lista continua com Priscila ajudando Paulo na obra missionária, Mãe e Avó de Timóteo, e assim vai ...) podemos dizer sem sombras de duvidas que a Bíblia não é preconceituosa em relação as mulheres, pelo contrário, há muitos textos bíblicos que conseguem mostrar a importância das mulheres de bom caráter nos propósitos de Deus e quão grandemente foram usadas por Deus. Nas outras 4 lições adiante vamos aprender com o caráter de Abigail, Hulda, Maria (irmã de Lázaro) e Maria (mãe de Jesus) que foram importantes para o cumprimento dos propósitos de Deus.
O que se vê em alguns textos bíblicos é a cultura dos israelitas em relação ao modo de tratamento de suas mulheres, colocando-a em um status inferior em sua cultura, valendo salientar neste ponto, que esta não era e não é a vontade original de Deus:
Existem duas narrativas da criação da mulher na Tora Escrita. Na primeira (Gn 1:27), a mulher foi criada juntamente com o homem, os dois criados a imagem de Deus. A eles dois juntos, o homem e a mulher, foram dados o domínio dos animais e a tarefa da procriação. Na segunda narrativa (Gn 2:21-25), é relatado que a mulher foi criada ao lado do homem para ser sua parceira. Ao homem é dito que deveria deixar pai e mãe e unir-se a sua esposa. Desse modo o pensamento judaico dos tempos bíblicos reconhecia que a condição inferior da mulher, naquela época, não era a vontade original de Deus.
Segundo o texto bíblico o sacerdócio e a monarquia eram tarefas masculinas. A tarefa principal da mulher consistia em cuidar da casa e dos filhos. Por outro lado, o texto bíblico descreve mulheres desempenhando papeis proeminentes como os das matriarcas, de Miriã a profetisa, de Débora a juíza, de Hulda também profetisa, Rute e Ester a rainha. [1]
I - RUTE, UM RESUMO DE SUA ORIGEM
1. Uma estrangeira. O nome Rute
significa "amizade". Ela era moabita. Um fato histórico tornou os
moabitas adversários de Israel. Eles não permitiram ao povo de Deus passar pelo
seu território quando deslocava-se em direção a Canaã, e precisava passar pelo
território de Moabe, sob a liderança de Moisés (Nm 20.19). Eles foram hostis.
Por isso, Deus determinou que nem moabitas nem amonitas poderiam fazer parte da
"congregação do Senhor", ou do povo de Israel, "nem ainda a sua
décima geração" (Dt 23.3-6; Ne 13.2). Essa é a origem étnica de Rute. Se
houvessem sido observados os preceitos da Lei, ela jamais poderia fazer parte
da linhagem do povo de Israel.
Deus Usa quem Ele quer para cumprir seus propósitos
Interessante, Deus determinou que os moabitas e amonitas não poderiam fazer parte da "congregação do Senhor", ou do povo de Israel, mas ele é Deus é usa quem quiser para cumprir os seus propósitos e não precisa dar satisfação para ninguém. Usou uma jumenta para falar com o profeta Balaão, usou o rei ímpio Nabucodonosor para reprimir e reeducar seu povo, usou o rei ímpio da pérsia chamado Ciro como instrumento para proclamar a libertação do povo judeu depois de 70 anos de cativeiro nas mãos do povo babilônico, autorizando que o povo judeu voltasse para Jerusalém ... e assim vai ... Nosso Deus é Deus, usa quem Ele quiser ...
Paulo disse: "Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. Deus escolheu as coisas vis desde mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;" (1 Co 1:27-28).
Origem dos Moabitas e Amonitas
Ao observarmos a genealogia abaixo, deparamos com o mau exemplo de Ló e de suas filhas. Conforme relatado em Gn 19:31-38, através de um caso de incesto, Ló embriagado teve um filho com sua filha mais velha que recebeu o nome de Moabe e também teve um filho com sua filha mais nova que recebeu o nome de Ben-Ami; E eis aqui o origem dos Moabitas e Amonitas, ambos mais tarde se tornaram grandes inimigos do povo de Israel, daí a motivo de Deus ter determinado que eles não fariam parte do povo de Israel.
Portanto, os moabitas e amonitas eram parentes de sangue do povo de Israel. A língua e os costumes do povo moabita e amonita também indica este parentesco, no entanto, foram os maiores adversários, perseguidores do povo de Israel.
Os moabitas e amonitas não deixaram o povo de Israel passar em suas terra, em direção a Canaã. Misericórdia! Que ódio era esse!
Os moabitas e amonitas não deixaram o povo de Israel passar em suas terra, em direção a Canaã. Misericórdia! Que ódio era esse!
O preço que Ló pagou por alguns anos de Sodoma foi a perda de toda a família. Os vis e idólatras moabitas e amonitas foram sua única posteridade, ou seja, houve consequências terríveis dessa má escolha e desse pecado. Ao estudar a trajetória do povo de Israel nota-se que esses descendentes de Ló foram os piores inimigos de Israel. Mesmo que a lei do incesto tenha sido dada por Deus, muito tempo depois de Ló (Levíticos 18), ou seja, nos dias de Moisés, o Senhor não foi a favor do que as filhas dele fizeram. O fato de Deus permitir não significa que Ele concorde, mas sim que Ele respeita a escolha do ser humano, sendo que as escolhas podem trazer consequências tanto positivas como negativas. (Biblia.com.br)
Comportamentos familiares
Enfatize para seus alunos que a Bíblia Sagrada apresenta pessoas religiosas e espirituais que deram bons e maus exemplos de vida para qualquer sociedade. A Bíblia é totalmente inspirada por Deus (2 Tm 3:16), ela menciona os erros e os acertos das pessoas, destaca aquele que tem mau e bom caráter sem encobrir quaisquer erros na sua trajetória de vida, tudo isso para nos ensinar o que agrada a Deus e o que não agrada, bem como, suas consequências finais.Nas lições passadas já aprendemos a buscar o bom caráter de Abel e não sermos como Caim, já aprendemos que Deus pode transformar uma pessoa de mau caráter em uma pessoa de bom caráter ( Não transformou Jacó? ) e assim vai ...
Diga ao seu aluno para orar antes de ler a Bíblia, pedindo a Deus a sua verdadeira revelação, sua sabedoria. Agindo desta forma, aquele que estiver lendo a Bíblia, vai perceber que muitos comportamentos de certos personagens bíblicos devem ser descartados e não imitados. Davi, foi um homens segundo o coração de Deus (I Sm 13:14), podemos tomar como exemplo muitas coisas do rei Davi, todavia, Davi praticou pecados terríveis ao qual devemos descartar, o interessante é que Deus mostrou as consequências do pecado de Davi na Bíblia, e assim o faz com outros personagens.
Diga ao seu aluno para orar antes de ler a Bíblia, pedindo a Deus a sua verdadeira revelação, sua sabedoria. Agindo desta forma, aquele que estiver lendo a Bíblia, vai perceber que muitos comportamentos de certos personagens bíblicos devem ser descartados e não imitados. Davi, foi um homens segundo o coração de Deus (I Sm 13:14), podemos tomar como exemplo muitas coisas do rei Davi, todavia, Davi praticou pecados terríveis ao qual devemos descartar, o interessante é que Deus mostrou as consequências do pecado de Davi na Bíblia, e assim o faz com outros personagens.
2. Como Rute vinculou-se a uma família israelita. Uma família
judaica teve que sair de Belém para escapar da seca que assolava a região. Eram
eles: Elimeleque, Noemi (ou Naomi, que significa "agradavel"), sua
esposa, e os dois filhos, Malom e Quiliom. Emigraram para a terra de Moabe,
onde havia alimento. Contrariando os costumes da família, os dois filhos
casaram com jovens moabitas. Malom casou-se com Rute; Quiliom casou-se com
Orfa. Não se sabe quanto tempo viveram com suas esposas. Os três
homens faleceram deixando três mulheres sem amparo (Rt 1.1-5). Uma seca e três
óbitos mudaram a história dessas pessoas.
Servindo a Deus nas adversidades da Vida
Ao fazer a leitura do livro de Rute, é perceptível que Elimeleque e Noemi era um casal que servia ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó, todavia, o juízo de Deus caiu sobre o povo de Israel que estavam desobedecendo a Deus, isso incluiu a família de Elimeleque.
Não é porque somos cristãos que os problemas deste mundo não podem nos atingir. Podemos estar na obediência ao nosso Deus e no entanto podemos ser atingidos pela crise econômica do nosso país. Não é porque somos cristãos que estamos imune a todo tipo de enfermidade e problemas que assola a humanidade, a teologia da prosperidade é um ensino que vem em contra-mão a esta questão.
3. Em direção à terra de Judá. Dez anos
depois, Deus concedeu a bênção da fartura de pão em Israel (Rt 1.6). E a viúva
de Elimeleque convidou suas duas noras, também viúvas, para irem a Belém, onde
havia pão (Rt 1.7). Belém (hb. Beth-Lehem, significa "Casa do
Pão").
II - O CUIDADO DE NOEMI E O CARÁTER DE RUTE
1. Um amor sincero e profundo. Noemi
sugeriu que as duas noras voltassem às suas origens. Mostrou-lhes o quanto
seria difícil estar com ela, e insistiu para que voltassem às suas famílias.
"Então, levantaram a sua voz e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua
sogra; porém Rute se apegou a ela" (Rt 1.14).
2. O caráter amoroso de Rute. Orfa,
viúva de Quiliom, "beijou a sua sogra", despediu-se, e foi embora
para sua família, e "aos seus deuses" (Rt 1.15). Mas Rute demonstrou
outra atitude. Preferiu acompanhar sua amada sogra.
Rute se converteu e não mais podia ser tratada como moabita (Dt 23:3). Prova disso, presenciamos nesta descrição de Rute a Noemi, sua sogra: "Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixes e me afaste de ti. Porque aonde quer que tu fores, ireis eu; e onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus." (Rt 1:16). A finalidade do livro de Rute é mostrar como uma moabita se transformou em um dos ancestrais de Cristo. Para isso, ela teve que aceitar a terra, o povo, os costumes e o principal: o Deus Eterno. Rute teve disposição em deixar para trás tudo que parecia importante em sua vida para dedicar-se a Deus e passar a fazer parte do Seu povo.
(Pr.Clementino de Oliveira Barbosa - Revista Betel - 2T 2017 - Ano 27 - nro.103 - pág.67)
a) Um caráter amoroso e confiante. "Disse,
porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde
quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu
[...]" (Rt 1.16a). Como verdadeira serva de Deus, Rute demonstrou ter um
caráter agradecido e generoso. Ela tomou a decisão consciente de estar ao lado
de Noemi, em qualquer lugar e em qualquer circunstância. Ela amava de verdade.
b) Um caráter fortalecido na fé em Deus. Com toda a
certeza, Rute se converteu ao Senhor. Em sua declaração de amor a Noemi, ela
disse com toda a convicção: "[...] o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o
meu Deus" (Rt 1.16b). Essa decisão mostra a sua fé em Deus (Hb 11.1). Rute
não imaginava o que poderia lhe acontecer, mas ficou ao lado de Noemi, como
vendo o invisível, sob a mão de Deus.
c) Um caráter decidido e firme. Rute
afirmou diante da sua sogra, amiga e irmã de fé sua decisão consciente:
"Onde quer que morreres, morrerei eu e ali serei sepultada; me faça assim
o Senhor e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
Vendo ela, pois, que de todo estava resolvida para ir com ela, deixou de lhe
falar nisso" (Rt 1.17,18). Uma lição de grande valor para os dias atuais,
quando muitos que se dizem cristãos, desistem de seguir a Cristo por causa dos
desafios, das lutas e provações.
Rute foi franca, íntegra e amiga de Noemi e ainda foi fiel à sua sogra. Ser fiel é uma virtude. Mesmo sendo de Moabe, ela foi fiel ao Senhor e obteve filiação plena em Israel. Se formos fiéis a Deus, Ele nos abençoa de tal modo, que ultrapassa o nosso juízo e pensamento.
A lealdade de Rute para com Noemi é bela, mas ela é fiel acima de tudo para com o Deus de Noemi. Isso fez toda a diferença.
(Pr.Clementino de Oliveira Barbosa - Revista Betel - 2T 2017 - Ano 27 - nro.103 - pág.67-68)
III - COMO RUTE ENTROU NA GENEALOGIA DE JESUS
1. Rute chega a Belém. Ao chegar a
Belém, Rute viu a admiração do povo pela condição em que sua sogra retornou à
sua terra. Diz o texto: "[...] e sucedeu que, entrando elas em Belém, toda
a cidade se comoveu por causa delas, e diziam: Não é esta Noemi? Porém ela lhes
dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado
o Todo-Poderoso. Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar; por que,
pois, me chamareis Noemi? Pois o Senhor testifica contra mim, e o Todo-Poderoso
me tem afligido tanto" (Rt 1.19-21). Noemi quer dizer
"agradável", enquanto Mara significa "amargurada". Este era
o sentimento que enchia o coração de Noemi. Elas chegaram a Belém "no
princípio da sega das cevadas" (Rt 1.22).
2. Rute atrai a atenção de Boaz. Rute era
uma mulher trabalhadora. Não comia "o pão da preguiça" (Pv 31.27). Ao
chegar a Belém, não esperou que Noemi sugerisse algum trabalho para sua
manutenção. Ela tomou a iniciativa de procurar um serviço (Rt 2.2). Por direção
de Deus, Rute foi rebuscar espigas no campo de Boaz, "que era da geração
de Elimeleque" (Rt 2.3). Ao vê-la, Boaz perguntou ao chefe dos segadores
quem era ela (Rt 2.5). O homem respondeu que era Rute, a moça moabita que
voltou com Noemi (Rt 2.6). Encantado com a beleza da moça e admirado por sua
história, Boaz falou benignamente a Rute; e disse que tomara conhecimento de
seu gesto amoroso para com Noemi (Rt 2.8-13). Foi amor à primeira vista.
3. Rute casa com Boaz. Boaz
procedeu de acordo com a lei, e diante das testemunhas e dos anciãos, casou-se
com Rute. E declarou: "[...] também tomo por mulher a Rute, a moabita, que
foi mulher de Malom, para suscitar o nome do falecido sobre a sua herdade, para
que o nome do falecido não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do
seu lugar: disto sois hoje testemunhas" (Rt 4.10). O povo que compareceu à
cerimônia ficou feliz com o casamento (Rt 4.11,12). Assim, ela entrou na
genealogia de Jesus (Mt 1.5).
Um senhor, de nome Boaz, por ser parente do marido de Rute, atuou de acordo com a sua obrigação, conforme narrado na Lei de Moisés, para resgatar um parente da sua situação de pobreza (Lv 25:47,49). Este cenário é repetido por Jesus Cristo. Ele nos redimiu de toda a iniquidade e nos alcançou, dando a Si mesmo por nós. Em outras palavras, Ele nos resgatou das trevas para Sua maravilhosa luz (1Pe 2:9).
A união entre Rute e Boaz não estava em desacordo com a Lei de Deus (Dt 25:5,10). O propósito desta ordenança era perpetuar a linha familiar do falecido. Se não havia um irmão vivo na família, o compromisso de a família continuar era com o parente do sexo masculino mais próximo do finado (Lv 25:25). No caso em questão, havia um parente mais próximo do que Boaz (Rt 4:6). Havia ainda a responsabilidade de resgatar qualquer propriedade que pertence ao que morrera e que tivesse sido vendida ou confiscada (Lv 25:25). Como o parente mais próximo não quis assumir tal responsabilidade (Rt 4:6), ele abriu mão desse direito e dessa responsabilidade de resgatar Noemi e casar-se com Rute, passando tais obrigações a Boaz.
CONCLUSÃO
A história de Rute demonstra de forma clara como
Deus criou o homem, na perspectiva de um plano de salvação para todas as
pessoas, em todos os lugares, independente de sua nacionalidade, de sua cor ou
condição social. Pela lógica humana, jamais uma mulher moabita faria parte da
linhagem santa, da qual nasceu o Messias de Israel, o Salvador do mundo. O amor
de Deus está além de toda a compreensão humana.
PARA REFLETIR
A respeito de Rute, uma mulher digna de confiança,
responda:
Que significa o nome Rute?
O nome Rute significa "amizade".
Por que os moabitas não podiam entrar na
congregação de Israel?
Por não terem permitido o povo de Israel passar por
suas terras, em direção a Canaã.
Qual a diferença entre a decisão de Rute e a de
Orfa quanto a Noemi?
Orfa chorou, beijou a sogra, e voltou aos seus
deuses; Rute chorou, mas preferiu ficar ao lado de Noemi.
Como Rute mostrou que se converteu a Deus?
Quando disse a Noemi: "[...] o teu povo é o
meu povo, o teu Deus é o meu Deus".
Que significado tem a inclusão de Rute, a moabita,
na genealogia de Jesus?
Demonstra que Deus não é Deus apenas de Israel, mas
é "Senhor do céu e da terra".
BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
[1] http://www.coisasjudaicas.com/2014/09/a-mulher-na-tradicao-judaica.html
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, O Caráter do Cristão - Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro, Comentarista Elinaldo Renovato, 2 Trimestre 2017.
[1] http://www.coisasjudaicas.com/2014/09/a-mulher-na-tradicao-judaica.html
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, O Caráter do Cristão - Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro, Comentarista Elinaldo Renovato, 2 Trimestre 2017.
[
Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula. Bom Estudo !
Em que Ano viveu Rute ?
Amados, o livro histórico de Rute ocorreu no período dos juízes, a própria Bíblia menciona "Nos dias em que os juízes julgavam" (Rt 1:1), abaixo temos um quadro "Cronologia do Período de Juízes" com as datas aproximadas.
Como podemos ver o período dos juízes começa aproximadamente entre 1360 a.C com o juizado de Otniel (primeiro juiz) e vai até 1051 a.C com a coroação de Saul (Primeiro rei).
Josefo, um historiador opina, que Rute viveu no tempo do Sumo sacerdote Eli entre os anos 1144 a.C e 1104 a.C, como segue abaixo:
Fonte: Thomaz Tronco dos Santos
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Na lição de hoje, estudaremos a respeito do caráter
bondoso e fiel de Rute. Ela se recusou a abandonar sua sogra, viúva e sem
nenhum recurso financeiro. Rute escolheu ajudar Noemi e seguir o seu Deus. Ela
trabalhou nos campos recolhendo espigas para sustentar sua sogra e para
sobreviver. Esse era um trabalho honesto, porém nada fácil para uma mulher
sozinha. Sua história revela seu caráter bondoso e fiel ao Deus de Israel e à
sua sogra. Aprendemos com seu perfil que o amor e a bondade são capazes de
mudar a história de uma pessoa. Pois, essa gentia, que não fazia parte do povo
de Deus, entrou na genealogia de Jesus.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Professor, Rute era moabita. Por isso, é importante
que você utilize o subsídio abaixo para explicar aos alunos a origem desse
povo.
"De acordo com Gênesis 19.30-38, os moabitas
descendiam de Moabe, filho de Ló, que era sobrinho de Abraão, como resultado de
uma relação incestuosa com a filha mais velha de Ló. A narrativa, entretanto,
indica que os israelitas e moabitas eram semitas e parentes de sangue, e isto é
confirmado pelo fato de que a língua dos moabitas está intimamente relacionada
à dos hebreus. Os sinais da inscrição de 34 linhas na Pedra Moabita
correspondem aos sinais de inscrição de Siloé de Ezequias, e mostra que as duas
línguas são da mesma descendência semítica. A similaridade de alguns costumes
também indica o mesmo parentesco. Moabe é representada em Êxodo
15.15 como já sendo um povo poderoso quando Israel saiu do Egito.
A terra que veio a ser conhecida como Moabe era,
até onde sabemos originalmente, habitada por um povo conhecido por sua
grande estatura, que a Bíblia chama de refains (Dt 2.10,11). Eles
foram citados pelos moabitas que os expulsaram, como 'emis' os 'terríveis' ou
'ameaçadores'. Eles são citados em Gênesis 14.5 como habitantes de
Savé-Quiriataim.
Durante o período dos juízes de Israel, em que a
nação ficou enfraquecida, os moabitas prosseguiram para o norte, a partir do
rio Arnom até vários quilômetros ao norte do extremo do mar Morto, atravessando
o rio Jordão até Jericó. Os israelitas foram oprimidos por Eglom, rei de Moabe,
durante 18 anos até este ser assassinado pelo juiz Eúde (Jz 3.12-30). As
campanhas do rei Saul na Transjordânia incluíram a derrota de Moabe (1 Sm
12.9). Quando Davi fugiu de Saul, ele levou seus pais até o rio de Moabe, para
que estivessem protegidos. Talvez este simpatizasse com Davi por
causa de Rute, a bisavó moabita de Davi. Durante os reinados de Davi
e Salomão, Moabe esteve sob o domínio de Israel" (Dicionário Bíblico
Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 1296).
CONHEÇA MAIS
*Bélem
"Situa-se a mais ou menos oito quilômetros a
sudoeste de Jerusalém. A cidade era cercada por exuberantes campos de oliveira.
Suas colheitas eram abundantes. A vinda de Rute e Noemi a Belém era certamente
parte do plano de Deus porque nesta cidade nasceria Davi (1 Sm 16.1), e, como
foi predito por Miqueias (5.2). Jesus Cristo também viria ao mundo lá. Esta
mudança, então, era mais do que mera conveniência para Rute e Noemi. Ela tinha
como propósito o cumprimento das Escrituras." Para conhecer mais leia,
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD, p. 357
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"No mundo antigo, não havia quase nada pior do
que ser uma viúva. Muitas pessoas tiravam vantagem das viúvas ou as
ignoravam. Elas eram quase sempre atingidas pela pobreza. Portanto, a lei de
Deus ordenava que o parente mais próximo do marido falecido cuidasse da viúva.
Mas Noemi não tinha parentes em Moabe, e não sabia se algum dos parentes do
marido estavam vivos em Israel.
Mesmo em uma situação desesperadora, Noemi teve uma
atitude altruísta. Embora ela tenha decidido voltar para Israel, encorajou Rute
e Orfa a permanecerem em Moabe e recomeçarem suas vidas, mesmo que isto
trouxesse dificuldades para ela.
Belém ficava a aproximadamente oito quilômetros a
sudoeste de Jerusalém. A cidade era cercada por oliveiras e campos verdejantes.
Suas colheitas eram abundantes. Certamente, o retorno de Rute e Noemi a Belém
foi parte do plano de Deus, porque nesta cidade nasceria Davi (1Sm 16.1). Como
previsto pelo profeta Miqueias (Mq 5.2), Jesus Cristo também nasceria neste
lugar. Portanto, esta mudança foi mais do que mera conveniência para Rute e
Noemi. Ela propiciou o cumprimento das Escrituras" (Bíblia de Estudo
Cronológica Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 422).
SUBSÍDIO DIDÁTICO
"Rute era uma moabita, mas isto não a impediu
de adorar o verdadeiro Deus, nem fez com que Ele rejeitasse e deixasse de
abençoá-la grandemente. Os judeus não eram o único povo que Deus amava. O
Senhor escolheu os judeus para serem o povo através do qual o resto do mundo
viria a conhecê-lo. Isto se cumpriu quando Jesus Cristo nasceu como um judeu.
Através dele, o mundo inteiro pode conhecer a Deus. Atos 10.35 diz que 'lhe é
agradável aquele que, em qualquer nação o teme e faz o que é justo'. Deus
aceita todos os que o adoram; Ele opera através das pessoas, independentemente
de sua raça, sexo ou nacionalidade. O livro de Rute é um exemplo perfeito da
imparcialidade de Deus. Embora Rute pertença a uma raça frequentemente
desprezada por Israel, ela foi abençoada por causa de sua fidelidade. Ela se
tornou a bisavó do rei Davi e uma ancestral direta de Jesus. Ninguém deve se
sentir desqualificado para servir a Deus por motivos de raça, sexo ou
nacionalidade. E Deus pode usar toda e qualquer circunstância para
edificar seu reino" (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal. Rio
de Janeiro: CPAD, p. 422).
[
Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula. Bom Estudo !
Em que Ano viveu Rute ?
Amados, o livro histórico de Rute ocorreu no período dos juízes, a própria Bíblia menciona "Nos dias em que os juízes julgavam" (Rt 1:1), abaixo temos um quadro "Cronologia do Período de Juízes" com as datas aproximadas.
Como podemos ver o período dos juízes começa aproximadamente entre 1360 a.C com o juizado de Otniel (primeiro juiz) e vai até 1051 a.C com a coroação de Saul (Primeiro rei).
Josefo, um historiador opina, que Rute viveu no tempo do Sumo sacerdote Eli entre os anos 1144 a.C e 1104 a.C, como segue abaixo:
Fonte: Thomaz Tronco dos Santos
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Na lição de hoje, estudaremos a respeito do caráter
bondoso e fiel de Rute. Ela se recusou a abandonar sua sogra, viúva e sem
nenhum recurso financeiro. Rute escolheu ajudar Noemi e seguir o seu Deus. Ela
trabalhou nos campos recolhendo espigas para sustentar sua sogra e para
sobreviver. Esse era um trabalho honesto, porém nada fácil para uma mulher
sozinha. Sua história revela seu caráter bondoso e fiel ao Deus de Israel e à
sua sogra. Aprendemos com seu perfil que o amor e a bondade são capazes de
mudar a história de uma pessoa. Pois, essa gentia, que não fazia parte do povo
de Deus, entrou na genealogia de Jesus.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Professor, Rute era moabita. Por isso, é importante
que você utilize o subsídio abaixo para explicar aos alunos a origem desse
povo.
"De acordo com Gênesis 19.30-38, os moabitas
descendiam de Moabe, filho de Ló, que era sobrinho de Abraão, como resultado de
uma relação incestuosa com a filha mais velha de Ló. A narrativa, entretanto,
indica que os israelitas e moabitas eram semitas e parentes de sangue, e isto é
confirmado pelo fato de que a língua dos moabitas está intimamente relacionada
à dos hebreus. Os sinais da inscrição de 34 linhas na Pedra Moabita
correspondem aos sinais de inscrição de Siloé de Ezequias, e mostra que as duas
línguas são da mesma descendência semítica. A similaridade de alguns costumes
também indica o mesmo parentesco. Moabe é representada em Êxodo
15.15 como já sendo um povo poderoso quando Israel saiu do Egito.
A terra que veio a ser conhecida como Moabe era,
até onde sabemos originalmente, habitada por um povo conhecido por sua
grande estatura, que a Bíblia chama de refains (Dt 2.10,11). Eles
foram citados pelos moabitas que os expulsaram, como 'emis' os 'terríveis' ou
'ameaçadores'. Eles são citados em Gênesis 14.5 como habitantes de
Savé-Quiriataim.
Durante o período dos juízes de Israel, em que a
nação ficou enfraquecida, os moabitas prosseguiram para o norte, a partir do
rio Arnom até vários quilômetros ao norte do extremo do mar Morto, atravessando
o rio Jordão até Jericó. Os israelitas foram oprimidos por Eglom, rei de Moabe,
durante 18 anos até este ser assassinado pelo juiz Eúde (Jz 3.12-30). As
campanhas do rei Saul na Transjordânia incluíram a derrota de Moabe (1 Sm
12.9). Quando Davi fugiu de Saul, ele levou seus pais até o rio de Moabe, para
que estivessem protegidos. Talvez este simpatizasse com Davi por
causa de Rute, a bisavó moabita de Davi. Durante os reinados de Davi
e Salomão, Moabe esteve sob o domínio de Israel" (Dicionário Bíblico
Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 1296).
CONHEÇA MAIS
*Bélem
"Situa-se a mais ou menos oito quilômetros a
sudoeste de Jerusalém. A cidade era cercada por exuberantes campos de oliveira.
Suas colheitas eram abundantes. A vinda de Rute e Noemi a Belém era certamente
parte do plano de Deus porque nesta cidade nasceria Davi (1 Sm 16.1), e, como
foi predito por Miqueias (5.2). Jesus Cristo também viria ao mundo lá. Esta
mudança, então, era mais do que mera conveniência para Rute e Noemi. Ela tinha
como propósito o cumprimento das Escrituras." Para conhecer mais leia,
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD, p. 357
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"No mundo antigo, não havia quase nada pior do
que ser uma viúva. Muitas pessoas tiravam vantagem das viúvas ou as
ignoravam. Elas eram quase sempre atingidas pela pobreza. Portanto, a lei de
Deus ordenava que o parente mais próximo do marido falecido cuidasse da viúva.
Mas Noemi não tinha parentes em Moabe, e não sabia se algum dos parentes do
marido estavam vivos em Israel.
Mesmo em uma situação desesperadora, Noemi teve uma
atitude altruísta. Embora ela tenha decidido voltar para Israel, encorajou Rute
e Orfa a permanecerem em Moabe e recomeçarem suas vidas, mesmo que isto
trouxesse dificuldades para ela.
Belém ficava a aproximadamente oito quilômetros a
sudoeste de Jerusalém. A cidade era cercada por oliveiras e campos verdejantes.
Suas colheitas eram abundantes. Certamente, o retorno de Rute e Noemi a Belém
foi parte do plano de Deus, porque nesta cidade nasceria Davi (1Sm 16.1). Como
previsto pelo profeta Miqueias (Mq 5.2), Jesus Cristo também nasceria neste
lugar. Portanto, esta mudança foi mais do que mera conveniência para Rute e
Noemi. Ela propiciou o cumprimento das Escrituras" (Bíblia de Estudo
Cronológica Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 422).
SUBSÍDIO DIDÁTICO
"Rute era uma moabita, mas isto não a impediu
de adorar o verdadeiro Deus, nem fez com que Ele rejeitasse e deixasse de
abençoá-la grandemente. Os judeus não eram o único povo que Deus amava. O
Senhor escolheu os judeus para serem o povo através do qual o resto do mundo
viria a conhecê-lo. Isto se cumpriu quando Jesus Cristo nasceu como um judeu.
Através dele, o mundo inteiro pode conhecer a Deus. Atos 10.35 diz que 'lhe é
agradável aquele que, em qualquer nação o teme e faz o que é justo'. Deus
aceita todos os que o adoram; Ele opera através das pessoas, independentemente
de sua raça, sexo ou nacionalidade. O livro de Rute é um exemplo perfeito da
imparcialidade de Deus. Embora Rute pertença a uma raça frequentemente
desprezada por Israel, ela foi abençoada por causa de sua fidelidade. Ela se
tornou a bisavó do rei Davi e uma ancestral direta de Jesus. Ninguém deve se
sentir desqualificado para servir a Deus por motivos de raça, sexo ou
nacionalidade. E Deus pode usar toda e qualquer circunstância para
edificar seu reino" (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal. Rio
de Janeiro: CPAD, p. 422).
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