Total de visualizações de página

Páginas

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Lição 7 - Jesus - Sumo Sacerdote de uma Ordem Superior

 Aula Presencial dia 18 de fevereiro de 2018 


Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Faça bom uso !  Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de alterá-lo, Divulgue e Compartilhe !











OBJETIVOS GERAL
Apresentar a tipologia do sacerdócio de Melquisedeque com relação a Jesus Cristo, expressando a verdade de que nosso Senhor possui um sacerdócio imutável, perfeito e eterno.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Explicar o aspecto tipológico de Melquisedeque;
2 - Destacar a natureza do sacerdócio de Cristo;
3 - Expor os atributos do sacerdócio de Cristo.

  TEXTO ÁUREO 
"Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, efeito mais sublime do que os céus." (Hb 7.26)

VERDADE PRÁTICA 
Como Sumo Sacerdote de outra ordem, a de Melquisedeque, 
Jesus possui um sacerdócio imutável, perfeito e eterno.

 PONTO CENTRAL 
O sacerdócio de Cristo é imutável, perfeito e eterno.

HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ

137 - Liberto da Escravidão

236 - Já nos Lavou

555 - O Redentor




Hebreus 7:1-19
1 PORQUE este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;
2 A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;
3 Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.
4 Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos.
5 E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
6 Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas.
7 Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.
8 E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive.
9 E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos.
10 Porque ainda ele estava nos lombos de seu pai quando Melquisedeque lhe saiu ao encontro.
11 De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico ( porque sob ele o povo recebeu a lei ), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
12 Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
13 Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar,
14 Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.
15 E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote,
16 Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível.
17 Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
18 Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
19 (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou ) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.



Segunda-Feira –  Salmos 110:4 
Jesus, um sacerdócio com realeza
110 : 4  Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.

Terça-Feira –  Hebreus 7:11 
Jesus, um sacerdócio perfeito
7 : 11  De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
  
Quarta-Feira –  Hebreus 7:12 
Jesus, um sacerdócio imutável
7 : 12  Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.

Quinta-Feira –   Hebreus 7:17 
Jesus, um sacerdócio eterno
7 : 17  Porque ele assim testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.

Sexta-Feira –  Hebreus 7:26 
Jesus, um sacerdócio santo
7 : 26  Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;

Sábado –  Hebreus 7:26; 2Co 5:21 
Jesus, um sacerdócio inculpável e imaculado
Hb 7 :26  Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
2Co 5 :21  Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.

                                                   
INTRODUÇÃO
O capítulo sete de Hebreus apresenta o sacerdócio de Jesus numa nova perspectiva — Ele é sumo sacerdote segundo a Ordem de Melquisedeque (SI 110.4. cf. Hb 7-17). O autor mostra que a profecia do salmista, na qual revela um sacerdócio de outra ordem, superior à de Arão e à levítica, teve seu fiel cumprimento em Jesus (Hb 7.13). Mas mesmo pertencendo à mesma ordem sacerdotal, o autor sublinha a proeminência de Jesus sobre Melquisedeque quando afirma que este "foi feito semelhante ao Filho de Deus" (Hb 7.3) e não o contrário. O pensamento do autor é mais bem compreendido se observarmos o sacerdócio de Jesus quanto aos aspectos de sua tipologia, de sua natureza e de seus atributos. Há muitas especulações sobre a pessoa de Melquisedeque, mas à luz do contexto bíblico é melhor vê-lo como uma pessoa histórica de natureza tipológica. Melquisedeque, portanto, deve ser visto como um tipo que aponta para Jesus Cristo. Nesse aspecto, o escrito sagrado mostra o sacerdócio de Jesus como de natureza eterna, imutável e perfeita

Estimado Professor, para saber mais sobre Melquisedeque consulte nosso material de apoio abaixo, tem um Slide e uma lição maravilhosa da CPAD - 2 Trimestre - 2017, imperdível, com vídeos e com todos os detalhes sobre esta temática.

A história de Melquisedeque é narrada em Gênesis 14:17-20.
Melquisedeque também é mencionado em Salmos 110:4 e Hebreus 5 ao 7.

Nas lições passadas onde estudamos Hebreus do capítulo 1 ao 6, o autor de Hebreus menciona que Jesus Cristo é superior aos anjos, a Moisés, a Josué, a Arão e à ordem Levítica, lampejando e dando indícios de que Jesus é Sumo Sacerdote.
Agora no capítulo 7 ele vai fechar com chave de ouro sua argumentação baseada em Gênesis 14:17-20 de forma profunda e objetiva de que Jesus Cristo é Sumo Sacerdote de uma Ordem Superior.

Quem foi Melquisedeque ?
Obviamente, foi um homem temente a Deus, pois seu nome quer dizer "rei da justiça", e rei de Salém quer dizer "rei da paz". Ele foi um "sacerdote do Deus Altíssimo" (Hb 7:1-2), e reconhecia Deus como criador do céu e da terra.
O que mais se sabe a seu respeito ?
Quatro principais teorias foram sugeridas :
(1) Melquisedeque era um respeitado rei daquela região. Abrão estava simplesmente prestando-lhe o respeito que ele merecia.
(2) O nome Melquisedeque pode ter sido um título para todos os reis de Salém
(3) Melquisedeque foi um "tipo" de Cristo (Hb 7.3). Um tipo é um evento ou ensinamento do Antigo Testamento, que se assemelha tanto ao que Cristo fez que exemplifica uma lição a respeito de Cristo.
(4) Melquisedeque foi uma aparição na terra do Cristo pré-encarnado, em uma forma física temporária
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - Pág.34)

Sobre a teoria (2) não acredito que o nome Melquisedeque seja de um Título. 

Sobre a teoria (4) acho pouco provável que Melquisedeque seja o Cristo pré-encarnado.  Melquisedeque foi um ser humano, não foi um anjo ou uma Teofânia (Aparição de Deus se materializando em forma humana, Aparição de Jesus Cristo em forma humana no Velho Testamento).

Particularmente, fico com a teoria (1) e (3).
- Melquisedeque foi sacerdote e rei
- Melquisedeque não tinha pai, mãe e genealogia no seguinte sentido : para ser sacerdote era necessário ser da linhagem da tribo de Levi e Melquisedeque não era, ele não tinha pai e mãe da linhagem levítica, não tinha genealogia da tribo de Levi, todavia ele era sacerdote do Deus Altíssimo.
- Melquisedeque realmente existiu, viveu entre nós.
E você o que acha ?
Fique livre para deixar seus comentários no final da lição clicando na palavra "comentários"

Melquisedeque era um sacerdote do Deus Altíssimo. A Bíblia se refere a ele como o sacerdote cuja ordem permanece para sempre (Sl 110:4), porque seu sacerdócio não tem registro de início ou fim. Ele era um sacerdote de Deus em Salém (Jerusalém) muito antes do inicio da nação de Israel e do sacerdócio regular.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - pág.1794).

I - QUANTO AO ASPECTO DE SUA TIPOLOGIA

1. Um sacerdócio com realeza.
O autor sacro destaca que Melquisedeque era um sacerdote-rei. Como sacerdote, recebeu dízimos de Abraão e como rei governava sobre Salém (Hb 7.2). Embora os reis tivessem alguma participação no culto da Antiga Aliança (2 Sm 6.12-14; 1Rs 3.4,15; 9.25), todavia, a função sacerdotal levítica, de oferecer sacrifícios e representar o povo diante de Deus, cabia somente aos sacerdotes (1Sm 13.9,13; 2 Cr 26.16-18). Eles não eram reis. A ordem do sacerdócio levítico não previa a existência de um sacerdote-rei. A existência de um sacerdote-rei, portanto, no contexto bíblico só poderia acontecer se este fosse de outra ordem. Jesus, que era da tribo de Judá, é levantado por Deus como sumo sacerdote segundo essa nova ordem, da qual Melquisedeque é o tipo (SI 110.4).

2. Um sacerdócio firmado na justiça.
Mostrando a tipologia sobre o sacerdócio de Melquisedeque, o autor destaca que este fora "rei de justiça e depois também rei de Salém, que é rei de paz" (Hb 7.2). A figura histórica de Melquisedeque como rei de Salém aparece em Gênesis 14.18-20 no contexto da guerra de cinco reis contra quatro no vale do Rei. O nome Melquisedeque, cujo significado original era "Sedeque é rei", é interpretado pelo autor de Hebreus como "rei de justiça" (Hb 7.2). É fora de qualquer dúvida que Melquisedeque é um tipo de Jesus, que reinaria com justiça e cujo reinado não teria fim (Is 32.l;Jr 23.5; Lc 1.33).

O escritor usa essa história de Gn 14:18-20 para mostrar que Cristo é ainda maior que Abraão (o pai da nação judaica) e Levi (descendente de abraão). Portanto o sacerdócio judeu (composto de descendentes de Levi) era inferior ao sacerdócio de Melquisedeque (um tipo de sacerdócio de Cristo).
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - pág.1793).

3. Um sacerdócio com legitimidade divina.
O versículo três de Hebreus sete — "sem pai, sem mãe, sem genealogia" —, deve ser visto como um contraste entre o sacerdócio levítico e o de Melquisedeque. O sacerdócio levítico dependia da genealogia para se legitimar. Quem não fosse da tribo de Levi não podia oficiar como sacerdote. É exatamente isso o que o autor quer mostrar, pois assim como o sacerdócio de Melquisedeque não dependia de genealogia para mostrar sua legitimidade sacerdotal, da mesma forma o sacerdócio de Cristo era também legítimo por pertencer a uma ordem superior, a ordem de Melquisedeque.

Como mencionei acima, Melquisedeque não tinha pai, mãe e genealogia no sentido de não ser da linhagem da tribo de Levi, ele não tinha pai e mãe da linhagem levítica, não tinha genealogia da tribo de Levi.
O fato de Melquisedeque aparecer e sair dos relatos bíblicos misteriosamente, não pode ser argumento plausível para afirmar que Melquisedeque tenha sido um anjo ou Jesus Cristo pre-encarnado no Velho Testamento.

II - QUANTO AO ASPECTO DE SUA NATUREZA 

1. Um sacerdócio perfeito.
A palavra teleiôsis (perfeição) usada pelo autor em Hebreus 7.11, quer dizer também um "alvo a ser atingido". Nesse contexto ela é usada para se referir ao relacionamento com Deus. Nem a Lei nem o sistema sacerdotal do Antigo Testamento puderam resolver o problema da culpa e produzir o perdão que a santidade de Deus exigia. O autor sacro destaca que o problema do relacionamento do homem com Deus só pode ser resolvido por um sacrifício perfeito, algo que o sistema levítico não tinha possibilidade de realizar.

2. Um sacerdócio imutável.
O capítulo sete ainda destaca que "mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei" (Hb 7.12). O Espírito Santo havia falado por boca de Davi que seria levantado um sumo sacerdote de outra ordem, a ordem de Melquisedeque (SI 110.4). Se uma nova ordem se instauraria, consequentemente a antiga passaria. Essa profecia quando cumprida, necessariamente, tornava obsoleta a lei mosaica e o sacerdócio levítico, demonstrando dessa forma o seu caráter transitório. Somente o sacerdócio de Jesus seria imutável e de caráter não transitório.

O papel sumo-sacerdotal de Jesus é superior ao de qualquer sacerdote levítico, porque o Messias é sacerdote de uma ordem superior (Sl 110.4). Se os sacerdotes judeus e suas leis fossem capazes de salvar  as pessoas, por que Deus precisaria enviar Cristo como um sacerdote que não vinha da tribo de Levi (a tribo sacerdotal), mas da tribo de Judá? Os sacrifícios de animais tinham de ser repetidos, e ofereciam apenas o perdão temporário; mas o sacrifício de Cristo foi oferecido uma só vez, e oferece o perdão total e permanente. Sob a nova aliança, o sacerdócio levítico foi cancelado em prol do papel de Cristo como Sumo Sacerdote. Pelo fato de Cristo ser nosso Sumo Sacerdote, precisamos colocar nossa atenção Nele. Nenhum ministro, líder ou amigo cristão pode substituir a obra de Cristo e seu papel na nossa salvação.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - pág.1794)

3. Um sacerdócio eterno.
Assim, o sacerdócio de Cristo "não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível" (Hb 7.16). A expressão "vida incorruptível" é uma referência a ressurreição de Jesus e seu triunfo sobre a morte, demonstrando assim o caráter eterno do seu sacerdócio. Cristo não era sacerdote por uma imposição humana ou mandamento carnal, mas por atribuição divina. Como diz o versículo 17: "Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque" (Hb 7.17).

III - QUANTO AO ASPECTO DE SEUS ATRIBUTOS

1. Um sacerdócio santo.
Santidade é um dos atributos de Deus (Is 6.3). Em outro ponto da carta aos Hebreus, o autor sagrado afirma que sem "a santificação, [...] ninguém verá o Senhor" (Hb 12.14). Esta era uma das exigências da lei mosaica: que o sumo sacerdote não apresentasse nenhum defeito, inclusive físico (Lv 21.16-23). Assim, devido à condição humana, não apenas os sacerdotes não eram perfeitos, mas todo sistema sacerdotal levítico era imperfeito. Somente Cristo podia atender as exigências de um sacerdócio inteiramente santo e perfeito (Hb 7.26).

2. Um sacerdócio inculpável.
Vimos que Jesus cumpriu todas as exigências de uma vida santa requerida para o sumo sacerdote. Mas além desse atributo, Ele deveria ser também "inocente" (Hb 7.26). A palavra akakos, traduzida aqui como "inocente", significa também "sem maldade" e é descrita pelos lexicógrafos como ausência de tudo o que é ruim e errado. O apóstolo Pedro afirmou sobre Jesus que Este "não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano" (1 Pe 2.22). Não havia culpa nem imperfeição no sacerdócio de Cristo Jesus.

3. Um sacerdócio imaculado.
O autor sacro usa o termo amiantos (Hb 7.26), para dizer que Jesus é um sacerdote sem "mácula". Essa palavra, que também tem o sentido de "sem manchas", era usada no contexto bíblico para se referir tanto a pureza ritual como ética. Foi a essa vida santa, no seu sentido ético, e não apenas ritual, que o autor alude para retratar o Senhor como "separado dos pecadores". O Filho de Deus assumiu a condição humana e se fez pecado pelos homens (2 Co 5.21), mas sem pecar. Cristo é o sacerdote imaculado e sem manchas.

CONCLUSÃO
Carta aos Hebreus é o único texto do Novo Testamento que apresenta uma doutrina sistematizada do sacerdócio de Cristo. A carta mostra aos leitores que Jesus é o Sumo Sacerdote-Rei predito nas Escrituras e que, como tal, superior ao sistema levítico. Melquisedeque, rei de Salem, a quem Abraão entregou o dízimo, tornou-se um tipo desse sacerdócio eterno. E não só isso, mas todo o sistema levítico tornara-se obsoleto visto que a nova ordem sacerdotal havia suplantado a antiga.

PARA REFLETIR
A respeito de Jesus — Sumo Sacerdote de uma Ordem Superior, responda:
Qual era a função do sacerdote levítico?
Oferecer sacrifícios e representar o povo diante de Deus.
"Sem pai, sem mãe, sem genealogia." O que o autor de Hebreus quer mostrar com esse texto?
O versículo três de Hebreus sete — "sem pai, sem mãe, sem genealogia" —, deve" ser visto como um contraste entre o sacerdócio levítico e o de Melquisedeque.
Qual o único sacerdócio podia ser imutável e de caráter não transitório?
Somente o sacerdócio de Jesus seria imutável e de caráter não transitório.
Além do atributo de "santidade", qual outro atributo o Senhor Jesus apresentou?
Além desse atributo, Ele deveria ser também "inocente" (Hb 7.26).
Segundo a Carta aos Hebreus, quais os significados da palavra "inocente"?
Significa também "sem maldade" e é descrita pelos lexicógrafos como ausência de tudo o que é ruim e errado.

BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Supremacia de Cristo - Fé, esperança e ânimo na Carta aos Hebreus, Comentarista Pr. José Gonçalves, 1 Trimestre 2018.

                              AGORA VAMOS A VÍDEO AULA SOBRE ESTA LIÇÃO.  TENHA BOM ESTUDO !                             
Antes de Assistir os vídeos, se a radio do site estiver tocando, suba a página até a radio e 
toque no vídeo da musica que estiver tocando para interromper o som.








                                                                                                                                                                            
[     

Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.

Clique Aqui - Lição 3 - Melquisedeque, o Rei de Justiça (2 Trimestre de 2017)

Para facilitar segue abaixo o Slide da Lição 3 do link acima :




Indico estes Livros da CPAD para os Professores e Alunos


                                                                                                                                                                            

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Caro (a) professor (a), a Lição desta semana trata de um assunto muito especial: o sacerdócio perfeito e eterno de Jesus. Isso significa que estudaremos como todo o sistema de sacrifício levítico, apresentado no Antigo Testamento, deu lugar ao sacrifício completo de Jesus no Calvário. Sim, veremos que Jesus Cristo, e só Ele, tinha todas as prerrogativas para mudar o sacerdócio e a Lei. E foi isso que o nosso Senhor fez! Por isso, dedique-se para compreender o melhor que puder o capítulo 7 de Hebreus. Boa aula!

SUBSÍDIO DIDÁTICO
Neste tópico é importante que você explique quem foi a pessoa histórica de Melquesedeque. Comece o tópico abordando que "Melquisedeque, contemporâneo de Abraão, foi rei de Salém e sacerdote de Deus (Gn 14.18). Abraão lhe pagou dízimos e foi por ele abençoado (vv.2-7). Aqui, a Bíblia o tem corno uma prefiguração de Jesus Cristo, que é tanto sacerdote como rei (v.3). O sacerdócio de Cristo é "segundo a ordem de Melquisedeque' (6.20), o que significa que Cristo é anterior a Abraão, a Levi e aos sacerdotes levíticos e maior que todos eles'. As Escrituras mencionam também que o rei de Salem não tinha pai nem mãe, o que não 'significa que Melquisedeque, literalmente, não tivesse pais nem parentes, nem que era anjo. Significa tão-somente que as Escrituras não registram a sua genealogia e que nada diz a respeito do seu começo e fim. Por isso serve como tipo de Cristo eterno, cujo sacerdócio nunca terminará" (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, pp.1907,08).

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei (7.12), Este é um dos versículos mais significativos desta seção da carta aos Hebreus. Ele lembra os leitores de que a fora/i é uma só. A revelação mosaica retrata um sistema interligado no qual o relacionamento de Deus com Israel é definido, um sistema de concerto que define as exigências de Deus e que equilibra os pecados do homem com sacrifícios oferecidos pelos sacerdotes Arônicos.

O que o autor destaca é que uma mudança no sacerdócio destrói o equilíbrio do sistema do Antigo Testamento, e claramente implica numa mudança em todos os demais aspectos também - uma mudança na Lei e uma mudança no sacrifício.

À medida que saímos do capítulo 7, vemos que o autor desenvolve este mesmo tema: houve uma mudança dramática na Lei (capítulo 8) e também uma mudança no sacrifício (capítulos 9-10) (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.501).

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"[7.26-28] O autor continua a descrever a principal realização de Jesus como Sumo Sacerdote Perfeito, isto é, seu sacrifício único e suficiente pelo pecado (27): não necessita 'oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente, por seus próprios pecados e, depois, pêlos do povo', como fizeram 'os suínos sacerdotes'. Isto é verdade por duas razões:
(1) porque Ele próprio era sem pecado, e

(2) porque sua inigualável oferta de si mesmo pelo pecado pôs fim a todo o sistema de sacrifícios levíticos (tanto aos sacrifícios diários como ao Dia da Expiação, a cada ano). Como Sacerdote espiritualmente e moralmente perfeito (v.26), Jesus podia oferecer o sacrifício perfeito e definitivo (v.27), e isto Ele fez. Quando a Bíblia nos diz que seu sacrifício pelos pecados foi feito 'uma vez por todas' ou 'uma vez' (ephapax), significa que Ele foi tanto completo quanto permanentemente válido, sem necessidade de repetição. O caráter decisivo da obra de Cristo é urna legitimidade de Hebreus [...]" [ARRINGTON, Frendi L; STRONSTAD, Roger (Ed.).Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.1583).

SUBSÍDIO DIDÁTICO
Fonte: Revista Ensinador Cristão - CPAD - nro.72
ESBOÇO DA LIÇÃO
1. Introdução
• Texto Bíblico: Hebreus 7.1-19
2. l. Quanto ao Aspecto de sua Tipologia
• 1. Um sacerdócio com realeza.
• 2. Um sacerdócio firmado na justiça.
• 3. Um sacerdócio com legitimidade.
3. II. Quanto ao Aspecto de sua Natureza
• 1. Um sacerdócio perfeito.
• 2. Um sacerdócio imutável.
• 3. Um sacerdócio eterno.
4. III. Quanto ao Aspecto de seus Atributos
• 1. Um sacerdócio santo.
• 2. Um sacerdócio inculpável.
• 3. Um sacerdócio imaculado.
5. Conclusão
Destaque alguns pontos do capítulo sete de Hebreus, o texto bíblico base da lição desta semana:

1. Na seção 7.1-10 é feita uma exposição sobre Melquisedeque, em que o autor de Hebreus usa o relato de Génesis 14.18-20 para priorizar a peculiari­dade desse sacerdote das terras de Salem.

2. No relato de Gênesis 14, cruzando com o de Hebreus sete, podemos constatar:
(a) Antes da Lei de Deus ser promulgada no Sinai, já havia um sacerdote que servia ao Deus Altíssimo e recebera dízimos de Abraão, o patriarca, antes da Lei;
(b) a ausência de uma genealogia de Melquisedeque aponta para uma ausência de um sucessor ou predecessor humano.
3. Nas seções dos vv.11-25 e vv.26-28, o autor de Hebreus mostra que o sacerdócio de Cristo Jesus está na mesma ordem do de Melquisedeque, portanto, trata-se de um sacerdócio legítimo e superior ao de Arão.

Sugestão Pedagógica
Professor, professora, sugerimos que leia com atenção os três subsídios propostos na revista do professor (subsídios 1, 2 e 3) e, com base neles, expo­nha e explique a classe o seguinte esquema, que tem como objetivo detalhar o capítulo sete de Hebreus:

CAPÍTULO SETE DE HEBREUS
SEÇÕES DO CAPÍTULO                               ÊNFASES DAS SEÇÕES
vv. 1-10
A partir da semelhança de Cristo com Meiquisedeque, o autor destaca a superioridade do Filho de Deus quanto a Arão e àOrdem Levítica.
vv. 11 -25
A partir do sacerdócio perpétuo de Melquisedeque, pois ele era "sem pai, sem mão, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida", o autor destaca a permanência perpétua do Filho de Deus em relação a Arão e à Ordern Levítica.
vv.26-28
Enquanto o sacerdócio de Arão e a Ordem Levítica eram imper­feitos, a superioridade do sacerdócio de Cristo se revela na sua perfeição como Filho de Deus.

                                                                                                                                                                            

2 comentários:

  1. seria otimo se tivesem as respostas da licao pos ajudaria tabem se estives alguma duvida

    ResponderExcluir
  2. Irmão Karlito, a resposta do questionário da lição esta na cor azul. No próximo trimestre estarei colocando um questionário complementar da lição para que o professor possa entregar para o aluno, enfim, vamos melhorar nesta questão. Obrigado pela dica, forte abraço ! A paz do Senhor Jesus !

    ResponderExcluir