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segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Lição 8 - Uma Aliança Superior

 Aula Presencial dia 25 de fevereiro de 2018 


Estimado professor,   acredito que já tenha percebido que nosso SLIDE semanal traz uma abordagem DETALHADA de todos os pontos abordados na lição. É um resumo da lição fazendo uso de uma metodologia moderna de ensino,  tornando-o mais eficiente e efetivo. Aplica-se ao conteúdo da lição, ilustrações com figuras relacionadas com cada tópico a ser ensinado.  Faça bom uso !  Baixe o Slide no formato desejado, Tenha liberdade de alterá-lo, Divulgue e Compartilhe !











OBJETIVOS GERAL
Explicitar a superioridade do Novo Concerto inaugurado por Cristo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1 - Explicar os aspectos de superioridade da Nova Aliança: sua dimensão, natureza e importância;
2 - Salientar a superioridade da Nova Aliança em seus aspectos posicionai, funcional e cultual;
3 - Mostrar que a promessa do Novo Concerto é de natureza interior e espiritual; de natureza individual e universal; bem como de natureza relacional.

  TEXTO ÁUREO 
"Porque este é o concerto que, depois daqueles dias, farei com a casa de Israel, diz o Senhor: porei as minhas leis no seu entendimento e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo." (Hb 8.10)

VERDADE PRÁTICA 
A Nova Aliança em tudo é superior à Antiga porque 
se fundamenta em promessas superiores.

 PONTO CENTRAL 
O Novo Concerto que Jesus Cristo inaugurou é superior ao Antigo.

HINOS SUGERIDOS DA HARPA CRISTÃ

183 - Ressuscitou

406 - Á sombra do meu Redentor

412 - Jesus Cristo, Bem Amado




Hebreus 8:1-10
1 ORA, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,
2 Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.
3 Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; por isso era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer.
4 Ora, se ele estivesse na terra, nem tampouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei,
5 Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.
6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
7 Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
8 Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
9 Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
10 Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo.



Segunda-Feira –  Hebreus 8:2 
Um Tabernáculo celestial fundado pelo Senhor
8 : 2  Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.

Terça-Feira –  Hebreus 8:3,4 
Um ministério celestial que transcende o sacerdócio terreno
8 : 3  Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; por isso era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer.
8 : 4  Ora, se ele estivesse na terra, nem tão pouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei,
  
Quarta-Feira –  Hebreus 8:6 
Um ministério eficaz e fundamentado em promessas superiores
8 : 6  Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.

Quinta-Feira –   Hebreus 8:10 
Promessas fundamentadas no Espírito
8 : 10  Porque esta é a aliança que depois daqueles diasFarei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;

Sexta-Feira –  Hebreus 8:11 
Uma promessa de natureza individual e universal
8 : 11  Porque nos convinha tal sumo sacerdote, sE não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.

Sábado –  Hebreus 8:12 
Uma promessa de natureza misericordiosa
8 : 12  Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.

                                                   
INTRODUÇÃO
capítulo oito da Carta aos Hebreus apresenta uma aliança superior; um santuário superior e também um sumo sacerdote, Cristo Jesus, com um ministério igualmente superior. O antigo santuário terreno, com seu complexo sistema de ritos, dera lugar a um novo santuário, o celestial, onde o próprio Jesus oficia como Sumo Sacerdote. Mas Ele não é apenas um Sumo Sacerdote, Ele é o sumo sacerdote-rei, que está sentado à destra do Pai para interceder pelo seu povo. A Nova Aliança tornou obsoleta a Antiga por ser de natureza espiritual, interior e de se firmar em superiores promessas.

O antigo sistema de sacrifícios de animais realizado pelos sacerdotes diariamente pelos próprios pecados e do povo, agora dá lugar a uma nova aliança, onde Jesus Cristo se ofereceu em um único sacrifício pelos pecados de cada ser humano.
Nesta lição vamos comparar a antiga e a nova aliança enfatizando que os ritos diários e anuais do sacerdócio Levítico deu lugar a exclusiva, excelente e suficiente obra expiatória de Jesus Cristo  em nosso favor lá na Cruz do Calvário.
Não há como passar despercebido a superioridade desta nova aliança.

Nova Aliança
Vêm dias, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá (Jr 31:31)
Chegou o dia do cumprimento da profecia dos profetas do antigo testamento, Jesus realizou o único e perfeito sacrifício substituindo os sacrifícios realizados pelo sacerdócio Levítico. A igreja nasce neste contexto. Os primeiros cristão judeus, a quem a carta aos hebreus foi endereçada, por muitas vezes, assistiram e confiaram nesses sacrifícios para receberem perdão e purificação de seus pecados. No entanto, eles precisavam saber que esse sistema era imperfeito e transitório enquanto que o sacrifício de Jesus Cristo é perfeito, eterno e superior.

I - UM SANTUÁRIO SUPERIOR 

1. Pertencente a uma dimensão superior.
Tanto o judaísmo como o cristianismo estavam familiarizados com a figura do tabernáculo de Moisés. No livro do Êxodo constam as instruções dadas por Deus a Moisés para a construção do Santuário (Êx 25.1-9). As recomendações dadas a Moisés, conforme expõe o registro sagrado, eram destinadas a construção de um santuário, onde Deus habitaria com eles (Êx 25.8). Essa era, portanto, a finalidade terrena do tabernáculo móvel e era nesse tabernáculo que tanto os sacerdotes como o sumo sacerdote exerciam seus ministérios. Todavia, foi no santuário celestial que Cristo entrou para oficiar, como Sumo Sacerdote, em nosso favor. Para o escritor aos Hebreus, esse tabernáculo é o próprio céu que é chamado de "verdadeiro Tabernáculo" por pertencer à dimensão celestial.
Os capítulos 25 a 31 do livro de Êxodo registram as instruções de Deus para a construção do Tabernáculo, ao passo que os capítulos 35 ao 39 narram como essas instruções foram seguidas. Mas o que todos esses antigos e complicados detalhes de construção nos mostram hoje ?
Em primeiro lugar, a grande qualidade dos materiais preciosos que constituíam o Tabernáculo nos mostra a grandeza e transcendência de Deus. Em segundo lugar, o véu ao redor do Lugar Santíssimo mostra a perfeição moral de Deus, simbolizada pela sua separação dos comuns e impuros.
Em terceiro lugar, a natureza portátil do Tabernáculo mostra o desejo de Deus de estar com seu povo, à medida que eles viajavam. Em quarto lugar, o Tabernáculo, seus utensílios e o serviço ali realizado proporcionam um retrato da expiação que, um dia, seria feita por Jesus Cristo a nosso favor.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - pág.175).

2. Possuidor de uma natureza superior.
O santuário terreno, mesmo tendo sido construído com objetos e metais preciosos, não era o verdadeiro tabernáculo, mas apenas um modelo do verdadeiro. Na verdade, o tabernáculo terreno era um tipo que aponta para o santuário celestial: "Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou" (Hb 8.5). Ele era o lado visível de uma realidade invisível. Invisível, mas real! O santuário terreno era por natureza temporal, figura do verdadeiro santuário, que é espiritual e eterno. Foi nesse santuário que Jesus se tornou "ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo" (Hb 8.2).

Levítico 8:5
O padrão para o Tabernáculo construído por Moisés foi dado por Deus. Ele era um padrão de realidade espiritual do sacrifício de Cristo, e, portanto, aguardava a realidade futura com grande expectativa.
No céu não há nenhum tabernáculo que seja uma cópia do Tabernáculo terreno. Na verdade, o Tabernáculo terreno era uma expressão de princípios teológicos eternos. Na época da escrita do livro de Hebreus, o Templo de Jerusalém ainda não havia sido destruído. Por essa razão, utilizar o sistema de adoração como um exemplo causaria um grande impacto sobre este público.
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD - pág.1795)

3. Possuidor de uma importância superior.
É possível vermos a relevância do tabernáculo celeste quando o contrastamos com o terrestre. Certo autor destaca três grandes importâncias do tabernáculo terrestre. Primeiramente o tabernáculo propiciava as condições necessárias para manter comunhão no relacionamento com Deus. No tabernáculo celestial essa condição é plenamente satisfeita. Em segundo lugar, o tabernáculo era a garantia da presença divina no meio do seu povo. Esse fato faz com que o tabernáculo se conforme em cada detalhe ao seu caráter divino, isto é, unidade e santidade. Deus requer um santuário; o Deus santo exige um povo santo (Lv 19.2). No tabernáculo celeste, habita a plenitude da divindade. Em terceiro lugar, o tabernáculo revelava a perfeição e a harmonia do caráter do Senhor vistas na sua arquitetura, tais como as gradações em metais e materiais, os graus de santidade exibidos no átrio, o lugar santo e o santo dos santos. Mas tudo isso era apenas "sombra" da perfeição e harmonia do tabernáculo celeste.

II - UM MINISTÉRIO SUPERIOR 

1. No aspecto posicional.
O autor mostra através de seus argumentos que Jesus, de fato, deve ser visto como verdadeiro sumo sacerdote-rei. Já foi destacado em lições anteriores que no Antigo Pacto nenhum rei exerceu de forma legítima a função de rei-sacerdote. Dois exemplos bíblicos de reis que tentaram atuar como sacerdotes, mas que foram reprovados são os de Saul e Uzias. Jesus é o único Sumo Sacerdote-Rei que cumpriu as exigências da profecia bíblica do Salmo 110.4. Por ser de uma ordem superior, a ordem de Melquisedeque, Ele não está sujeito às exigências do sistema levítico. E por ser Sumo Sacerdote da ordem de Melquisedeque também não está limitado a um tabernáculo terreno. O seu santuário, onde Ele oficiou, é divino, além de maior e melhor em dois outros aspectos.

2. No aspecto funcional.
No Antigo Pacto, os sacerdotes adentravam no tabernáculo para oferecer suas ofertas e sacrifícios muitas vezes, e o sumo sacerdote uma vez no ano (Hb 8.3). Cristo, à semelhança do sistema sacerdotal arônico, também deveria ter oferta para oferecer. Contudo, há duas coisas que diferenciam o sacerdócio de Cristo com o do Antigo Pacto: Ele mesmo se deu em sacrifício (1Co 5.7) e este, ao contrário do sacrifício levítico, não mais se repete, foi efetuado de uma vez por todas. Cristo, portanto, não está mais oferecendo sacrifício no céu de forma repetida como fazia os sacerdotes levitas. Agora, Ele intercede por todos os que o invocam.

3. No aspecto cultual.
O autor escreve a partir da perspectiva de que o culto levítico continuava em pleno funcionamento. Havia ainda nos seus dias sacerdotes que ofereciam sacrifícios e ofertas de acordo com a lei (Hb 8.4). A atividade sacerdotal juntamente com as demais funções exercidas pelos sacerdotes estava estritamente relacionada ao culto. Nesse aspecto, o sacerdócio de Cristo era superior porque sua atividade cultual era em tudo superior, visto se realizar no santuário celestial.

III - UMA PROMESSA SUPERIOR 

1. De natureza interior e espiritual.
Debaixo da Antiga Aliança, Deus havia chamado os israelitas para ser o seu povo (Êx 19-5,6). Essa Aliança fora escrita em tábuas de pedras, revelando assim o seu lado exterior. Nesse aspecto, a lei agia de fora para dentro (Hb 8.9). Tendo o povo de Deus falhado em cumprir as exigências legais da Antiga Aliança, Deus prometeu fazer uma Nova. Nessa Nova Aliança, a lei divina não mais seria escrita em tábuas de pedras, mas sim no coração. Não mais do lado de fora, mas do lado de dentro (Hb 8.10).

2. De natureza individual e universal.
A Antiga Aliança é contrastada com a Nova também quanto ao seu alcance. Na Antiga Aliança, nem todos conheciam ao Senhor, o que estava reservado somente ao sacerdote, ao escriba e àqueles que se especializavam em minúcias da Lei. Nos dias de Jesus, era comum encontrar os "mestres da lei" que frequentemente eram consultados sobre os detalhes da Tora. Todavia, na Nova Aliança o Senhor prometeu que "todos me conhecerão" (Hb 8.11). Na Nova Aliança o conhecimento do Senhor está à disposição de todos os crentes e não apenas de uma classe privilegiada.

3. De natureza relacional.
O aspecto relacional é posto em evidência na citação deste versículo: "Porque serei misericordioso para com as suas iniquidades e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais" (v.12). A Nova Aliança é um concerto de misericórdia, graça e perdão. Certo autor destaca que o antigo sistema separava a religião da vida. O homem podia ser reto cerimonialmente e perverso no coração, ou reto no coração e incorreto cerimonialmente. Na Nova Aliança, em vez de uma "recordação de pecados todos os anos" (Hb 10.3 -ARA), como na Antiga Aliança, Deus não mais se lembra dos pecados de seu povo (Hb 10.17).

CONCLUSÃO
O autor já havia mostrado a superioridade do sacerdócio de Jesus sobre o arônico e levítico quando o coloca como pertencente à ordem de Melquisedeque. Agora, ele mostra que esse sumo sacerdote possui um ministério superior porque ministra em um santuário superior e é o fiador de uma superior aliança. Por pertencerem a essa Nova Aliança, os crentes desfrutam de promessas superiores. Por isso glorificamos a Deus por essas bênçãos.

PARA REFLETIR
A respeito de Uma Aliança Superior, responda:
• De acordo com o escritor aos Hebreus, onde "fica" o tabernáculo em que Jesus entrou para oficiar?
Para o escritor aos Hebreus, esse tabernáculo é o próprio céu que é chamado "verdadeiro Tabernáculo" por pertencer à dimensão celestial.
• Por que Jesus deve ser visto como Sacerdote-Rei?
Porque Jesus é o único Sacerdote-Rei que cumpriu as exigências da profecia bíblica do Salmo 110.4.
• Cristo continua oferecendo sacrifícios no céu? Explique.
Não, pois Ele intercede por todos os que o invocam.
• Qual é a diferença da Nova Aliança, em relação à Antiga, em termos de alcance?
Na Nova Aliança o conhecimento do Senhor está à disposição de todos os crentes e não apenas de uma classe privilegiada, como ocorria na Antiga Aliança.
• No aspecto relacional, qual a grande diferença entre a Nova e a Antiga Aliança?
Na Nova Aliança, em vez de uma recordação de pecados todos os anos (Hb 10.3 - ARA), como na Antiga Aliança, Deus não mais se lembra dos pecados de seu povo (Hb 10.17).

BIBLIOGRAFIA
Bíblia Sagrada - Thompson - Edição Contemporânea - Editora VIDA, 2000
Fonte: CPAD, Revista, Lições Bíblicas Adultos, A Supremacia de Cristo - Fé, esperança e ânimo na Carta aos Hebreus, Comentarista Pr. José Gonçalves, 1 Trimestre 2018.

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Olá, estimado professor, segue abaixo material de apoio que o mesmo possa adicionar mais conteúdo para a sua aula.

Clique Aqui - Estudo Completo - Antiga e Nova Aliança segundo Livro de Hebreus

                                                                                                                                                                            

INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Prezado (a) professora (a), chegamos numa seção bíblica importante da Carta de Hebreus: os capítulos 8-10. Esses capítulos narram os aspectos da Nova Aliança. Por isso, estude profundamente esses capítulos afim de preparar-se para esta e para as próximas aulas. Assim, o assunto de destaque desta lição abarca (abrange) a natureza, os aspectos e a promessa da Nova Aliança. Ore ao Senhor, para que após a exposição desses capítulos, seus alunos tenham mais convicção a respeito da dispensação que ora desfrutamos: o tempo da graça.

SUBSÍDIO DIDÁTICO
Prezado (a) professor (a), antes de introduzir o primeiro tópico da lição desta semana, escreva no quadro estas três expressões: dimensão superior, natureza superior e importância superior, Após fazer a exposição do primeiro tópico, retorne à lousa e peça para que os alunos expliquem com as próprias palavras as expressões-chaves sobre o ministério da Nova Aliança.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
O ANTIGO E O NOVO CONCERTO
Os capítulos 8-10 descrevem numerosos aspectos do antigo concerto tais como o culto, as leis e o ritual dos sacrifícios no tabernáculo; descrevem os vários cómodos e móveis desse centro de adoração do Antigo Testamento.
É duplo o propósito do autor:
(1) contrastar o serviço do Sumo Sacerdote no santuário terrestre, segundo o antigo concerto, com o ministério de Cristo como Sumo Sacerdote no santuário celestial segundo o novo concerto; e
(2) demonstrar como esses vários aspectos do antigo concerto prenunciam ou tipificam o ministério que estabeleceu o novo concerto.

(3) Jesus é quem instituiu o Novo Concerto ou o Novo Testamento (ambas as ideias estão contidas na palavra grega diatheke - testamento), e seu ministério celestial é incomparavelmente superior ao dos sacerdotes terrenos do Antigo Testamento. O Novo Concerto é um acordo, promessa, última vontade e testamento, e uma declaração do propósito divino em outorgar graça e bênção àqueles que se chegam a Deus mediante a fé obediente. De modo específico, trata-se de um concerto de promessa para aqueles que, por fé, aceitam a Cristo como o Filho de Deus, recebem suas promessas e se dedicam pessoalmente a Ele e aos preceitos do novo concerto (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p.1910).

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"Estabelecido o Novo Concerto em Cristo, o Antigo Concerto se tornou obsoleto (8.13). Não obstante, o Novo Concerto não invalida a totalidade das Escrituras do Antigo Testamento, mas apenas as do pacto mosaico, pelo qual a salvação era obtida mediante a obediência à Lei e ao seu sistema de sacrifícios. O Antigo Testamento não está abolido; boa parte de sua revelação aponta para Cristo [...], e por ser a inspirada Palavra de Deus, é útil para ensinar, repreender, corrigir e instruir na retidão" (Bíblia de Estudo Pentecostal, Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 1911).

                                                                                                                                                                            

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Pr. Cícero do canal abençoado no youtube "Eu na EBD", Deus abençoe pelas palavras de incentivo, visite-nos mais tarde, estarei atualizando esta página com mais subsídios ! A paz do Senhor !

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  2. NAO CONSIGO BAIXAR OS SLIDES DA LIÇAO 8 VC SABE ME RESPONDER PORQUE

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    1. manda teu watts que eu lhe encaminho, eu baixei
      042 999991687

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    2. Irmão Raimundo, favor baixar em PowerPoint no Link acima, vai abrir uma janela, clicar na opção que está do lado da impressora (desenho de uma seta para baixo)

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  3. A paz do Senhor Jesus meu Professor, tenho mim enriquecido muito com as suas aula. Deus é bom o tempo todo , o tempo todo Deus é bom

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    1. Irmão Joabe, Louvado seja Deus por isso ! gostei muito da lição desta semana, o comentarista da CPAD foi minucioso, detalhista, cirúrgico, etc e tal ... também aprendi muito ! a postagem do material de apoio, slides, são só pequenos detalhes, todavia, obrigado pelas palavras de incentivo. A paz do Senhor !

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  4. Obrigado por existir irmao e professor Eder Tome, moro nos fora do Brasil, e o irmao tem sido uma bencao na vida da igreja que congrego atraves dos slides da EBD certamente Deus o retribuira grandemente.
    Egivaldo

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    1. Irmão Egivaldo, suas palavras são como vitaminas na minha veia, fico fortalecido e mui alegre por saber que tenho ajudado a EBD da sua Igreja, que Deus continue abençoando vosso ministério ! A paz do Senhor Jesus !

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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  6. Parabenizo a todos por este ministério da Escola Dominical e pelo material disponibilizado para nos professores. Deus os abençoe ricamente pelo trabalho e dedicação para o crescimento de nossas vidas espirituais.

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    1. Irmão Lael, nosso Blog agradece pela participação, pelas visitas ao nosso Blog, pela utilização do nosso material de apoio. Que Deus continue te abençoando !

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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